
Delegada Andrea Melo - Foto: Clilson Júnior
Neste mês, será trabalhada a campanha ‘Maio Laranja’, de combate e conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na Paraíba, a Polícia Civil fará palestras em escolas e outras ações e a delegada Andrea Melo falou, entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta sexta-feira (2), sobre a atuação da instituição no combate a esses crimes contra a infância e juventude.
Para a delegada, “tem que ser dada a credibilidade à vítima porque, se houver mentira, vai ser descoberta na fala. Mas se ela sustenta, você percebe que é verdade.”
Ainda segundo a delegada, “os pais e mães devem estar atentos às mudanças de comportamento. Quando se desconfia, é importante buscar apurar a situação.”
Alguns dos abusos a crianças e adolescentes acontecem na internet. Em relação aos atos criminosos nesse ambiente, a delegada Andrea Melo informou que a Delegacia de Crimes Cibernéticos investiga esses ataques virtuais contra crianças e adolescentes.
Ela citou exemplos da atuação de adultos em bate-papo virtual para abordar crianças e adolescentes.
“Se um adulto cai em golpes e fraudes, imagina uma criança que não tem maturidade. As crianças entram nas salas virtuais e conversam com quem nem conhecem. O adulto, que está do outro lado, se passa por criança. E aí o adulto começa a conquistar a confiança e buscar contato fora do mundo virtual. E há também a troca de fotos e depois a chantagem que, se a criança não fizer o que ele pede, ele ameaça expor fotos da criança”, relatou a delegada.