Diz Polícia

Organização internacional é presa na PB por falsificação de documentos para imigração

O objetivo principal do grupo era de obter passaportes brasileiros, que tem bom reconhecimento por países da Europa e pelos EUA, para depois ingressar nessas regiões sem dificuldades

Organização internacional é presa na PB por falsificação de documentos para imigração

Suspeitos responderão pelos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa — Foto:Walla Santos

Dois estrangeiros e um paulista foram presos pela Polícia Civil da Paraíba na tarde desta quarta-feira (12), em João Pessoa. O grupo é suspeito de falsificação de documentos públicos brasileiros utilizados para imigração ilegal da Europa e dos EUA. Segundo a polícia, Saleh Alderabi, saudita, 41 anos tentou obter RG de cidadão brasileiro, com o auxílio de Feras Ali Haussn, iraquiano, 43 anos, e do despachante Sandro Adriano Alves, 43 anos, de São Paulo.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta de diversas Delegacias da Superintendência de João Pessoa, através da Delegacia de Defraudações – DDF, Delegacia de Roubos e Furtos – DCCPAT e Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária. Os policiais verificaram uma situação apresentada pelo setor de identificação do IPC, no sentido de que a pessoa de Saleh Alderabi, saudita, 41 anos, utilizou uma certidão de um cartório do interior do Ceará (cidade de Pires Ferreira/CE), para a emissão de um RG informando ser cidadão brasileiro.

Saleh Alderabi, saudita, 41 anos (Foto: Polícia Civil)

De acordo com a polícia, Saleh Alderabi compareceu ao Projeto Cidadão, Centro de João Pessoa, acompanhado de uma escolta, com 03 veículos de luxo, seguranças particulares e intérprete, demonstrando muita pressa e interesse na emissão do RG, chegando a “comprar” uma senha de atendimento de um usuário, pelo valor de R$ 500,00. 

Suspeitas – Segundo o delegado Lucas Sá, da DDF, o fato do iraquiano ter se apresentado como cidadão brasileiro, para a emissão do RG – sem sequer fala o português, chamou mais ainda a atenção dos servidores do Projeto, que acionaram a Polícia Civil.

A DDF entrou em contato com a Polícia Civil do RJ, responsável pela investigação de Sírios, integrantes de uma organização criminosa especializada na mesma conduta que a praticada em João Pessoa e repassou os dados do suspeito Saleh, para a verificação de seu possível envolvimento com a organização criminosa investigada pela PCRJ. 

A DDF também acionou a Interpol e o Consulado dos EUA/Recife, para verificar se o suspeito possui alguma relação com grupos terroristas. A conduta criminosa – falsificação de certidões de nascimento de estrangeiros (geralmente Sírios) e posterior emissão de documentos brasileiros – tem como objetivo principal a emissão de passaportes brasileiros, em face do seu bom reconhecimento por países da Europa e pelos EUA. Até o presente momento não foi verificada possível relação do suspeito com grupos terroristas.

Prisão – O suspeito foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (12), quando retornou ao Projeto Cidadão para receber o RG solicitado, na companhia dos outros dois suspeitos.

Foram presos Saleh Alderaibi, 41 anos – Arábia Saudita, Feras Ali Haussn, 43 anos – Iraque e Sandro Adriano Alves, 43 anos, de São Paulo/SP, responsável pelo intermédio das contratações.

Feras Ali Haussn, 43 anos – Iraque (Fonte: Polícia Civil)

Sandro Adriano Alves, 43 anos, de São Paulo. (Foto: Polícia Civil)

Os suspeitos responderão pelos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa. A DDF seguirá nas diligências necessárias à identificação de outros membros da associação criminosa e para verificar, ainda, se mais pessoas conseguiram retirar RG com o uso de certidões falsas. Quaisquer denúncias sobre crimes desta natureza poderão ser encaminhadas ao disque-denúncia da Polícia Civil – tel. 197 (sigilo garantido).

Grupo foi preso quando foi buscar documento falso (Foto: Polícia Civil)

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

VÍDEO: mulher ri para câmera após matar idosos e ferir padre a tiro em confraternização; assista

2

Notícias Policiais

Posto de combustíveis fica destruído após grupo explodir cofre em Puxinanã

3

Notícias Policiais

Ex-assessor de Cabo Gilberto é preso pela Polícia Federal, após descumprir medidas impostas por Alexandre de Moraes

4

Notícias Policiais

Mulher é encontrada morta com marcas de violência em praia de Cabedelo

5

Notícias Policiais

Incêndio atinge depósito na Zona Sul de João Pessoa