Ação conjunta

Polícia Civil recupera cinco veículos objetos de fraude cujo prejuízo alcança R$ 150 mil

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e
Falsificações (DDF) de João Pessoa, em ação conjunta com a Polícia Civil
do Pará, conseguiu localizar e apreender em Belém – PA, cinco veículos
negociados de madeira fraudulenta em João Pessoa.

As investigações foram iniciadas há dois meses, quando a vítima, um proprietário de uma locadora de veículos situada no bairro de Tambaú denunciou a conduta dos criminosos.

A fraude foi praticada por um grupo especializado no “golpe da locação”. Foram identificados quatro suspeitos – todos do estado do Pará. Um dos suspeitos apresentou-se como gerente de uma empresa de telefonia de Belém-PA, interessado na locação de 05 veículos, convencendo a vítima a entregar os veículos, com promessa de pagamento a cada dia 15 dias. 

No entanto, após a entrega dos veículos, os suspeitos levaram os veículos aos estados do Pará e Piauí e a vítima passou a suportar todo o prejuízo. Além da falta de pagamento e desaparecimento de 05 veículos, descobriu-se que os suspeitos utilizaram documentos falsos no ato das locações (modus operandi típico do golpe da locação). 

Após diversas diligências, feitas em conjunto pela PCPB e PCPA, os cinco veículos foram localizados e devolvidos à vitima na tarde desta quinta-feira (veículos recuperados estão sendo transportados a João Pessoa). Os quatro suspeitos identificados foram devidamente identificados, qualificados e interrogados. 

Todos responderão pelos crimes de estelionato, uso de documento falso,
falsidade ideológica e associação criminosa e podem ser punidos com até
20 anos de reclusão. 

A DDF representará pela prisão preventiva de todos os envolvidos, uma vez que não residem na cidade de João Pessoa e que fazem parte de uma associação.