Flagrante

Polícia do RS diz que paraibanos mantidos como escravos eram punidos em cela dentro de caminhão

O flagrante aconteceu durante uma operação conjunta. Os trabalhadores ficavam presos em uma cela, onde sofriam punições e ameaças psicológicas, conforme relato de uma das vítimas

Polícia do RS diz que paraibanos mantidos como escravos eram punidos em cela dentro de caminhão

Cela foi encontrada em caminhão flagrado em Lajeado, no RS — Foto:Reprodução RBS/TV

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a suspeita de que 13 trabalhadores da Paraíba estavam sendo mantidos em condições semelhantes à escravidão em Lajeado, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. Eles foram encontrados nessa quarta-feira (24) dentro de um caminhão na cidade gaúcha, e levados para prestar depoimento na Polícia Civil.

O flagrante aconteceu durante uma operação realizada pela Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Brigada Militar. Os trabalhadores eram ambulantes e vendiam materiais como cintos e capas de carro.

Os trabalhadores ficavam presos em uma cela, onde sofriam punições e ameaças psicológicas, conforme relato de uma das vítimas. 

Foram ouvidas 17 pessoas, sendo 15 trabalhadores e dois empregadores. 

Segundo o delegado Mauro Mallmann, que colheu os depoimentos, os vendedores de materias como cintos e capas de bancos de carro eram transportados no compartimento de carga de um caminhão-baú, onde ficava a cela.

Os ambulantes disseram à polícia que eram submetidos a castigos quando não alcançavam a meta de venda, e também afirmaram ter limitações de locomoção e jornada de trabalho excessiva.

O delegado diz que o grupo foi atraído por uma pessoa da Paraíba, que entregou certa quantia em dinheiro para cada um dos empregados para sustento das famílias. Esse dinheiro deveria ser devolvido com o trabalho prestado no Rio Grande do Sul.

Entretanto, de acordo com informações da polícia, eles recebiam uma quantia insuficiente para alimentação diária e dormiam dentro do caminhão, ou em redes do lado de fora do veículo.

Dois homens foram presos, suspeitos de exercerem conduta análoga a escravidão. 

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem é preso por estuprar adolescente durante cinco anos; vítima pode ter adquirido HIV após abusos

2

Notícias Policiais

Morador pede R$ 5 de pão e mortadela durante intenso tiroteio entre traficantes e polícia; assista

3

Notícias Policiais

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

4

Notícias Policiais

Polícia Federal prende foragido investigado por armazenamento de fotos e vídeos com abuso sexual

5

Notícias Policiais

Suspeito de matar ex-namorada com tiro na cabeça em praia de Cabedelo é preso no Sertão