
O motorista foi autuado por transportar passageiros em compartimento de carga — Foto:Walla Santos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motorista transportando dois passageiros em reboque, na BR 230, em João Pessoa, na tarde deste sábado (28). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera este tipo de conduta, uma infração gravíssima, pois expõe a vida das pessoas a um grande risco de morte.
Uma equipe da PRF estava fazendo ronda na BR 230 quando avistou um VW Parati rebocando uma carretinha, como é mais conhecida, com dois adolescentes em pé em seu interior. No momento da abordagem os policiais perceberam que ainda havia espaço para um passageiro no interior do veículo. O segundo teve que aguardar a chegada de um outro transporte para poder seguir viagem.
O motorista foi autuado por transportar passageiros em compartimento de carga. Esta infração é gravíssima e gera 7 pontos para o condutor. Os agentes da PRF encontraram ainda defeito no sistema de iluminação do reboque, já que as luzes de seta e freio não funcionavam. Neste último caso a multa é média e gera 4 pontos no prontuário do proprietário do veículo.
Perigo constante – Embora aparente ser um caso simples e corriqueiro, os riscos de acidentes nesse tipo de transporte são muito elevados, pois um defeito no engate pode fazer com que a carrocinha se desprenda do veículo, deixando os ocupantes bastante vulneráveis à ferimentos graves ou a morte. Um outro fato encontrado que poderia agravar o cenário foi o defeito na iluminação do reboque. Como as luzes de freio não funcionavam, os riscos de sofrer uma colisão traseira eram grandes; o que elevaria ainda mais o perigo para os dois adolescentes.