A Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande (MS) teve a primeira grande operação de transferência de presos na noite deste sábado. Inaugurada no final do ano passado e com apenas quatro apenados, o presídio recebeu agora 20 chefes do crime organizado e integrantes de quadrilhas que estavam presos na Paraíba. A transferência foi planejada e executada em sigilo, cercada de grande aparato policial.
O grupo inclui membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), assaltantes de bancos e pistoleiros. Entre eles estão Élson Cerqueira, o Paulista, um líder do PCC preso acusado de planejar o roubo de armas em um quartel da Polícia Militar em João Pessoa; e o traficante Tanner Asfora, filho do ex-governador da Paraíba Raimundo Asfora, preso em 2005 pela Operação Jaguar da Polícia Federal (PF).
A transferência foi viabilizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pela PF com extremo sigilo. Os presos foram retirados do Presídio de Segurança Máxima de João Pessoa e levados até o aeroporto, onde embarcaram em um avião da Polícia Federal no início da tarde deste sábado.
A aeronave fez uma escala em Brasília para reabastecimento e só aterrissou no final da tarde em Campo Grande, onde estava montado um grande aparato de segurança com 75 agentes federais e militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Os presos embarcaram em dois microônibus e seguiram para a penitenciária.
Até a chegada dos 20 apenados, a penitenciária federal abrigava somente quatro pessoas, entre eles, o mentor do assalto ao Banco Central em Fortaleza, José Reginaldo Girotti; e o doleiro Younes Hussein, acusado de ajudar o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, na lavatem de dinheiro.
Na próxima semana deverão ser transferidos os presos acusados de envolvimento com a máfia do jogo do Rio, presos durante a operação Furacão da Polícia Federal.
Os presos transferidos foram: André Assis Oliveira, Antônio Pereira Inácio, Darcton Lima do Carmo, Dyllian Muniz de Queiroz, Élson Cerqueira dos Santos, Everaldo Domingos de Oliveira, Felipe Edvaldo Menezes Iglesias, Francisco Flávio Pereira, Francisco Soares Padilha Neto, Genildo Fábio Crispim, Jean Carlos Aparecido Dantas, José Aparecido Soares de Araújo, Júlio Alexandre Vidal de Araújo, Liranildo de Souza Barbosa, Marcos Aurélio Amador Alves, Marcos Vinícius Padilha, Osmano Canuto de Araújo, Severino José Bezerra Araújo, Thaner Yasbech Asfora e Vicente de Paula Oliveira.
Fonte: Terra