TCE-PB

André Carlo Torres dará início a novo acompanhamento de gestão e pode realizar concurso

O conselheiro André Carlo Torres foi eleito presidente do TCE-PB durante sessão desta quarta-feira juntamente com os novos dirigentes

André Carlo Torres dará início a novo acompanhamento de gestão e pode realizar concurso

André Carlo Torres irá presidir o Tribunal de Contas da Paraíba no biênio 2017/2018 — Foto:Divulgação

O conselheiro André Carlo Torres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), disse ao Portal ClickPB que, a partir de fevereiro, o tribunal vai implementar o acompanhamento imediato da gestão e elaborar relatórios parciais de gestão durante o mesmo exercício em que a administração está se processando. Atualmente, o TCE aguarda o fim do exercício para processar a prestação de contas. Para implementar esse acompanhamento de gestão, o novo presidente eleito não descarta realização de concurso para recompor o quadro técnico do TCE.

“Nós vamos aquilatar essa necessidade, se há necessidade do aumento de pessoal. O implemento da tecnologia da informação concorre com a necessidade de um quadro menor, para operacionaliza-lo. Mas estamos estudando, sim, a recomposição do quadro de pessoal do tribunal. O último concurso feito foi em 2007, no ano que vem completará uma década do último concurso realizado pelo TCE para o quadro técnico”, disse. Há três anos, foi realizado um concurso para procuradores do Ministério Público junto ao TCE. Atualmente, o TCE tem cerca de 430 funcionários.

André Carlo Torres disse que o tribunal está fazendo os levantamentos para estudar a possibilidade de novas contratações, mas ponderou a crise econômica. “É preciso que, ao nos depararmos com a necessidade de admissão de pessoal, verifiquemos se há possibilidade econômica do tribunal fazer isso. Havendo, consequentemente haverá paulatinamente a recomposição dos quadros da casa”, explicou.

De acordo com André Carlo Torres, esse acompanhamento de uma maneira mais efetiva e mais próxima dos atos de gestão, durante o próprio exercício, será possível porque na gestão do conselheiro Arthur Cunha Lima foi construída uma ambiência de auditoria por amostragem dotada em matriz de risco.

Segundo Torres, a prioridade da nova Mesa Diretora é permanecer nessa jornada de busca constante do aperfeiçoamento da instituição.

“O Tribunal de Contas está sempre na vanguarda do controle da gestão pública, do combate à corrupção, desde a sua instalação, desde 1971, as rotinas desenvolvidas vinculadas à tecnologia da informação, procurando servir à coletividade de uma maneira efetiva e transparente, essa tem sido a filosofia do tribunal”, disse Carlo Torres.

Eleição dos novos dirigentes

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) escolheu seus novos dirigentes durante sessão na manhã desta quarta-feira (14). A presidência do Tribunal será assumida pelo conselheiro André Carlo Torres.

Já a vice-presidência do TCE-PB ficará a cargo do conselheiro Arnóbio Viana. Fábio Nogueira assumirá o cargo de corregedor e Arthur Cunha Lima passa a ser ouvidor do Tribunal.

O conselheiro Fernando Catão foi eleito para presidir a 1ª Câmara, enquanto que Nominando Diniz irá presidir a 2ª Câmara. O conselheiro Marcos Costa foi escolhido como coordenador da Escola de Contas.

A posse dos novos dirigentes para o biênio 2017/2018 irá acontecer no dia 3 de fevereiro, que é quando se encerra o biênio do atual presidente do TCE-PB, Arthur Cunha Lima.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

2

Política

TCE-PB imputa débito de R$ 2 milhões ao prefeito de Santa Rita ao julgar irregulares pagamentos de honorários

3

Política

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Política

Jeová denuncia condutas ilegais e desonestas de Corrinha na Educação e diz que vai acionar o MP

5

Política

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica