Novidade

Aumento de deputados: veja como votou a bancada da Paraíba na Câmara e no Senado

Na Câmara, o projeto tinha relatoria do deputado paraibano Damião Feliciano (União Brasil).

deputado

(foto: reprodução/arquivo ClicKPB)

O Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram na madrugada de hoje (26) o projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531 a partir da próxima legislatura, em 2027.

A ampliação foi motivada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a readequação da representação dos estados com base nos dados do Censo de 2022.

Mas, o STF queria uma readequação de vagas, não um aumento no número de deputados, como aprovou o Congresso. Agora, com a aprovação pelo Senado e a chancela em votação da Câmara, o texto seguirá para sanção do presidente Lula (PT).

Como observou o ClickPB, a medida deverá aumentar os gastos públicos com parlamentares.

A medida redistribui cadeiras entre os estados, elevando o número de representantes de unidades da federação que ganharam população nas últimas décadas (Amazonas, Santa Catarina, Goiás e Pará)  sem reduzir o número de parlamentares de estados que perderam participação populacional, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí.

Na Câmara, o projeto tinha relatoria do deputado paraibano Damião Feliciano (União Brasil). No estado, o número de deputados se mantêm o mesmo.

Votação da bancada paraibana na câmara

  • Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) – Não votou
  • Cabo Gilberto Silva (PL) – Sim
  • Damião Feliciano (União Brasil) – RELATOR
  • Gervásio Maia (PSB) – Sim
  • Hugo Motta (Republicanos) – Não votou
  • Luiz Couto (PT) – Sim
  • Mersinho Lucena (Progressistas) – Sim
  • Murilo Galdino (Republicanos) – Não votou
  • Ruy Carneiro (Podemos) – Sim
  • Romero Rodrigues (Podemos) – Sim
  • Wellington Roberto (PL) – Não votou
  • Wilson Santiago (Republicanos) – Não votou

Votação da bancada paraibana no Senado

  • Daniella Ribeiro (Progresssitas) – Sim
  • Efraim Filho (União Brasil) – Sim
  • Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – Sim

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Fundeb: Prefeitura de Cuité de Mamanguape empenha recursos da educação para funerária em compra de material escolar

2

Política

Michelle Bolsonaro recebe cidadania pessoense e vereadora Eliza comenta: “mulher não precisa ser igual ao homem”

3

Política

Cabo Gilberto busca justificar articulações de Eduardo Bolsonaro: “ele está desesperado, ele não quer que o Brasil seja prejudicado”

4

Política

Cabo Gilberto diz que Efraim vai votar pelo impeachment de Moraes e diz que ministro do STF “tem problemas psicológicos”

5

Política

Cabo Gilberto abre portas do PL para Efraim e dissidentes do União Brasil na Paraíba: “palanque para ele e outras lideranças”