Dia 25

Biografia de José Lacerda Neto “Um recordista de mandatos” será lançada na APL

José Lacerda tem mais de 50 anos de vida pública. Obra é do historiador José Marconi Gomes Vieira.

Biografia de José Lacerda Neto "Um recordista de mandatos" será lançada na APL​

José Lacerda Neto foi deputado estadual por 44 anos, durante 11 mandatos — Foto:Reprodução

A Academia Paraibana de Letras (APL) será palco para o lançamento do livro “José Lacerda Neto: Um recordista de mandatos (1959/2009)”, de autoria do historiador José Marconi Gomes Vieira. A biografia retrata a trajetória política de José Lacerda Neto na Paraíba e as raízes da sua família. A obra será lançada durante solenidade que acontece na quarta-feira, dia 25 de julho, às 18h30.

“A história política de José Lacerda se confunde com a história da Assembleia Legislativa, afinal de contas foram mais de 50 anos de mandatos parlamentares”, disse o historiador paraibano, professor e advogado, José Marconi Gomes Vieira, autor da obra. 

Deputado estadual por 11 mandatos consecutivos, José Lacerda tem mais de 50 anos de vida pública. Além de deputado estadual por 44 anos, ele também ocupou o cargo de vice-governador na gestão do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), entre 2007 até 2009, e foi secretário de Articulação Política do Governo de Ricardo Coutinho até 2013. 

O livro também conta a origem da família Lacerda, que vem de Portugal e Espanha e se estabeleceu em várias regiões do Brasil, inclusive no Nordeste, como Pernambuco, Ceará e na Paraíba, onde nasceu José Lacerda, em 18 de setembro de 1932, na cidade de São José de Piranhas. José Lacerda, pai da vereadora de João Pessoa Raíssa Lacerda, completa este ano 86 anos.  

O historiador José Marconi Gomes Vieira relata ainda toda a história política de José Lacerda, os partidos pelos quais passou, seus mandatos, redutos eleitorais e relacionamentos com os governadores da Paraíba, como Tarcísio Burity, João Agripino e Ernâni Sátyro. 

Segundo José Marconi, o livro foi fruto de dois anos de pesquisas. “Eu já tenho várias obras publicadas sobre o município de São José de Piranhas, já tinha muita coisa escrita sobre a vida de José Lacerda e, durante esses dois anos, eu caí em campo nos arquivos, nos memoriais, no Memorial da Assembleia Legislativa, e o resultado está aí nessa obra literária”. 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”