Proposta

Cabo Gilberto critica veto a desoneração da folha e fala em um milhão de empregos afetados

O presidente Lula decidiu vetar integralmente o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam.

Cabo Gilberto

Deputado federal Cabo Gilberto (Foto: reprodução)

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) teceu críticas sérias a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar a proposta da desoneração da folha de pessoal. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o parlamentar falou em pelo menos um milhão de empregos afetados com a decisão do Governo Federal.

“Vamos lutar para reverter esse veto. Cerca de um milhão de empregos poderão ser afetados. Prefeituras e governo prejudicados, país prejudicado. Isso é muito complicado pra nossa combalida economia”, disparou o deputado, como acompanhou o ClickPB.

O presidente Lula decidiu vetar integralmente o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam no país. O veto agora será analisado pelo Congresso Nacional.

A decisão foi tomada na data limite, o prazo para a análise presidencial se encerrava nesta quinta-feira (23) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Proposta

Pelo projeto, os empregadores deixam de pagar 20% de impostos sobre a folha de funcionários, o novo tributo pode ser calculado com a aplicação de um percentual sobre a receita bruta da empresa, que varia de 1% a 4,5%, conforme o setor.

O projeto também inclui a desoneração da folha de pagamento de municípios com menos de 142,6 mil habitantes.

Segundo empresas e centrais sindicais, sem a prorrogação da desoneração, cerca de um milhão de empregos correm risco.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna enaltece gestão de João, destaca avanços em empregabilidade e segurança alimentar e projeta cenário político para 2026

2

Política

Efraim Filho confirma a pré-candidatura ao Governo do Estado e aponta o outubro como prazo máximo para definição de chapas

3

Política

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara: “evita aumento”

4

Política

Alexandre de Moares suspende atos do Governo e decisão do Congresso sobre IOF

5

Política

Cícero Lucena diz que não vai recuar pré-candidatura para Lucas ou Galdino sem argumentos e pede critérios para escolha da base