Sessão

Câmara de Cabedelo recebe pedidos de cassação contra 11 vereadores

Os pedidos de cassação foram feitos contra os vereadores afastados ou presos devido à Operação Xeque-Mate e contra o vereador José Eudes, por excesso de faltas.

Câmara de Cabedelo recebe pedidos de cassação contra 11 vereadores

Os requerimentos foram lidos em sessão e serão encaminhados para suas respectivas tramitações na Câmara — Foto:Reprodução

A Câmara Municipal de Cabedelo recebeu na sessão ordinária desta terça-feira (23) o pedido para cassação de 11 vereadores. Dez pedidos de cassação foram feitos contra os vereadores que estão presos ou que foram afastados em decorrência da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Polícia Federal.

Os requerimentos foram lidos em sessão e serão encaminhados para suas respectivas tramitações na Câmara. 

Já o décimo-primeiro pedido de cassação é contra o vereador José Eudes. A acusação é de que ele excedeu o número de faltas em sessão no ano de 2017. O pedido de cassação de José Eudes será julgado pela Mesa Diretora da Câmara. Em entrevista ao ClickPB, José Eudes afirmou que ainda não tomou conhecimento sobre as acusações pois está de licença médica após uma cirurgia. No entanto, ele afirmou que o pedido foi feito a mando do prefeito Victor Hugo. “É uma quadrilha organizada que tem em Cabedelo há muito tempo já. Foi presa uma parte, mas ficou outra agindo na cidade. Eles vão atacar quem investiga”, afirmou o vereador.

Os dez vereadores que foram presos ou afastados em decorrência da Operação Xeque-Mate irão ter seus pedidos de cassação apreciados pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cabedelo. Tércio Figueiredo Dornelas, Rosivaldo Alves Barbosa, Antônio Bezerra do Vale Filho, Jacqueline Monteiro França (ex-primeira-dama), Belmiro Mamede da Silva Neto, Rosildo Pereira de Araújo Júnior, Josué Pessoa de Góes, Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, Lúcio José do Nascimento e Franciso Rogério Santiago são acusados de quebra de decoro parlamentar.

O vereador Evilásio Cavalcanti, presidente da Comissão de Ética, detalhou que está esperando o encaminhamento dos pedidos de cassação para dar início às tramitações. “Assim que eu receber vai ter o prazo de algo de dez dias para apresentar defesa. Tem todo um rito”, explicou Evilásio, dizendo ainda que pretende resolver a questão o mais rápido possível.

De acordo com Evilásio em entrevista ao ClickPB, “já faz mais de um ano que a Câmara vem pagando vereadores presos e afastados”. Ele calcula que mais de R$ 1 milhão já foi gasto no pagamento dos subsídios dos vereadores que não ocupam o cargo por determinação judicial. Após pressão de setores da sociedade, a Câmara Municipal decidiu agir.

Os pareceres emitidos pela Comissão de Ética deverão ser encaminhados para o plenário da Câmara Municipal e a decisão final caberá ao colegiado de vereadores.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Política

Vereadores de Alhandra caçam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

3

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

4

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Política

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro