Propostas

Candidato ao Senado defende controle do Judiciário pela sociedade e democratização da Justiça

O dispositivo jurídico determina que um quinto das vagas de juízes em parte dos tribunais brasileiros deve ser destinado a integrantes do Ministério Público ou a advogados.

Candidato ao Senado defende controle do Judiciário pela sociedade e democratização da Justiça

Nelson Júnior defende também a democratização da Justiça e o controle do Judiciário pela própria sociedade — Foto:ClickPB

O candidato ao Senado pelo PSOL, Nelson Júnior, defendeu a adoção do quinto constitucional na manhã desta segunda-feira (24) pouco antes de uma sabatina entre os concorrentes à senatoria. O dispositivo jurídico conhecido como quinto constitucional determina que um quinto das vagas de juízes em parte dos tribunais brasileiros deve ser destinado a integrantes do Ministério Público ou a advogados, em ambos os casos que tenham mais de dez anos de carreira.

Nelson Júnior destacou que em um primeiro momento é favorável ao quinto constitucional, mas acredita que seja necessário um aprofundamento da discussão sobre o tema. “Você passa a ter no campo dos julgadores, pessoas que não vêm apenas das carreiras do judiciário, mas as pessoas vindas do Ministério Público e da advocacia. Acho que é bom porque oxigena também o judiciário brasileiro, mas acho que é preciso discutir mais, aprofundar mais”, destacou o candidato.

Além disso, Nelson Júnior defende também a democratização da Justiça e o controle do Judiciário pela própria sociedade. “Você tem hoje a vitaliciedade que é pensada como algo para proteger a sociedade, mas às vezes nos parece que a vitaliciedade é utilizada para proteger decisões”, criticou.

Em entrevista ao ClickPB, Nelson Júnior ainda afirmou que a sua proposta “que transita o setor jurídico é a proposta da consolidação da democracia, é a proposta da consolidação dos direitos humanos. São pontos que achamos fundamentais”.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”