
A Comissão de Viação e Transportes aprovou, no último dia 26, o Projeto de Lei 5095/05, que inclui a linha ferroviária entre Mossoró (RN) e a cidade de Sousa (PB) – atualmente desativada – na ferrovia Transnordestina. Autor da proposta, o deputado Betinho Rosado (PFL-RN) lembra que, apesar de o trecho ferroviário entre Mossoró e Sousa já estar incluído no Plano Nacional de Viação desde 1973, há muito tempo não recebe os investimentos necessários.
O parlamentar ressalta que, por meio do novo trecho da ferrovia, poderiam ser transportadas cerca de 2,6 milhões de toneladas de produtos como sal, calcário, telhas, cimento e combustíveis. “Essa integração possibilitará o melhor aproveitamento da malha, por meio da interiorização das ligações, que hoje estão extremamente concentradas no litoral”, explica.
Substitutivo
O texto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator da matéria na comissão, deputado Domiciano Cabral (PSDB-PB), que inclui na Transnordestina também o trecho da malha ferroviária que liga as cidades de Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Sousa e Arrojado (CE). “Consideramos que a reconstrução e a recuperação dos ramais citados contribuirão de forma definitiva para a economia e o bem-estar social da população do Nordeste”, assinala Cabral.
A ferrovia Transnordestina pretende integrar a antiga malha nordeste da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), atualmente concedida à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).
Tramitação
Sujeita à análise em caráter conclusivo, a matéria agora será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.