Tribunal de Contas

Conselheiro vê gestões municipais evoluindo, mas diz que ainda precisam melhorar planejamento

De acordo com os indicadores da Eficiência da Gestão Municipal, “ficou constatado que o nível de planejamento dos municípios da paraíba está muito baixo”, ressaltou Catão

Conselheiro vê gestões municipais evoluindo, mas diz que ainda precisam melhorar planejamento

O conselheiro Catão considera que a administração municipal na Paraíba tem apresentado evolução — Foto:Walla Santos

Prefeitos de várias cidades da Paraíba estiveram reunidos durante a manhã desta sexta-feira (24) no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para participar do “Encontro Sobre Planejamento Orçamentário e Desenvolvimento Sustentável”.

O conselheiro do TCE-PB, Fernando Catão, considera que a administração municipal na Paraíba tem apresentado evolução. “Nós temos melhorias de diversos índices, agora, evidentemente que nessa parte de planejamento e orçamentação temos muito ainda que evoluir”, afirma o conselheiro.

De acordo com os indicadores da Eficiência da Gestão Municipal, que é um programa de cunho nacional, “ficou constatado que o nível de planejamento dos municípios da paraíba está muito baixo”, ressaltou Catão.

De acordo com o conselheiro, este é um evento tradicional realizado pelo Tribunal sempre que há mudanças na gestão municipal. Ele ressalta que com este evento, o TCE-PB exerce seu papel de orientador.

Em seu primeiro mandato à frente da prefeitura de Vista Serrana, Sergio de Levi vê com bons olhos a iniciativa do Tribunal tendo em vista as dificuldades que os gestores encontram na administração. “Muitos gestores não tem noção do que é administrar o município e entram, como se diz na linguagem popular, com muita sede ao pote. E amanhã ou depois se prejudica”, ressalta o prefeito.

O experiente prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, também acredita que é necessário aos gestores uma aproximação maior com os órgãos de fiscalização. “O que nós estamos vendo hoje é que desaprovação de contas ocorre muito mais por desconhecimento, falta de informações dos gestores municipais do que por desonestidade”, destaca Zenóbio.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, afirmou que esta é uma oportunidade ímpar para os gestores e que a intenção é “orientar os gestores para que eles possam primeiro se planejar e fazer uma administração com eficiência nos gastos, bastante transparência dos gastos públicos”.

Dentre os temas abordados durante o encontro, os gestores puderam presenciar debates sobre planejamento orçamentário, desenvolvimento, gestão e responsabilidade dos gestores públicos.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Adriano Galdino rebate George Morais sobre convocação de secretária executiva: “ela não está obrigada a vir”

2

Política

Deputado diz que oposição pode judicializar desconvocação de secretário para Assembleia: “pegos de surpresa”

3

Política

Cida Ramos rebate declarações de Luciano Cartaxo sobre candidatura em João Pessoa: “Informação foi equivocada”

4

Política

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor acaba hoje e eleitores na Paraíba lotam filas nas últimas horas

5

Política

Secretária Elizabeth Araújo não comparece à Assembleia Legislativa da Paraíba e oposição alega manobra