Investigação

CPI das Criptomoedas volta a colher depoimentos na próxima semana; donos da Braiscompany e Fiji estão na fila

A CPI foi instalada para investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas.

Antônio Neto, Fabrícia Ais, Braiscompany, Argentina, Presos

Antônio Neto Ais e Fabrícia, donos da Braiscompany (Foto: reprodução/instagram)

Com o fim do recesso na Câmara de Deputados, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pirâmides financeiras retoma os trabalhos no dia 3 de agosto e já tem depoimento agendado. Conforme apurou o ClickPB, Francisley Valdevino da Silva, proprietário da Rental Coins, é o primeiro a ser ouvido neste retorno da CPI.

Também estão na fila para prestar depoimento Antônio Ais Neto e Fabrícia Ais, donos da Braiscompany. Eles estão desaparecidos e entraram na lista de convocados que estão sendo investigados. 

Os sócios da empresa Fiji Solutions, Breno de Vasconcelos Azevedo e Emiliene Marília do Nascimento, também devem depor. O pedido para a inclusão deles na lista de investigados foi feito pelo deputado federal paraibano Mersinho Lucena (PP).

Sobre a CPI

A CPI  foi instalada para investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, do Ministério da Fazenda, ao todo, 11 empresas teriam realizado fraudes utilizando moeda digital, como a divulgação de informações falsas sobre projetos e promessa de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar o esquema de pirâmide.

A comissão terá 120 dias para discutir o tema por meio de realização de audiências públicas com especialistas, representantes de empresas e membros da sociedade civil, além da análise de documentos e quebra de sigilos. O prazo de funcionamento da CPI pode ser prorrogado por mais 60 dias, desde que haja requerimento assinado por 1/3 dos deputados.

Leia mais:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Juiz manda Ruy Carneiro retirar postagem contra Cícero Lucena no Instagram e ameaça com multa de R$ 10 mil por dia

2

Política

Nilvan Ferreira vai anunciar apoio a Cícero Lucena em João Pessoa; veja data

3

Política

Nilvan Ferreira comemora adesão de Pedrito e diz que potencializa perspectiva de vitória

4

Política

“Pronto para receber de braços abertos”, diz Nilvan sobre aliança com o PSB; partido deve indicar vice

5

Política

Cartaxo diz que escolha de Amanda Rodrigues como pré-candidata a vice traz fortalecimento das mulheres na gestão pública