Novidade

CPI dos Combustíveis vai ouvir duas distribuidoras de combustíveis no próximo dia 19; relator comemora queda de preços

CPI dos Combustíveis segue ocorrendo na Câmara de João Pessoa.

Imagem ilustrativa. (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil) cpi combustíveis joão pessoa gasolina cpi dos combustíveis

Imagem ilustrativa. (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos combustíveis na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Tarcísio Jardim (Progressistas) falou nesta terça-feira (11) sobre o andamento das investigações e explicou que cartelização não se caracteriza apenas pelo preços. Como observou o ClickPB, Tarcísio foi entrevistado no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.

“A CPI nós já -a o meu ver – , a CPI já cumpriu o seu papel. A gente já tá mostrando (…) a sociedade tá vendo aí nos postos de combustíveis como é que tá sendo a baixa dos preços, a variação de preço. Fazia muitos anos que a gente não via o preço da do combustível variar de R$ 5,78 a R$ 6”, falou o parlamentar, como acompanhou o ClickPB.

“Era sempre 1 centavo, 2 centavos, 3 centavos e isso começou depois do início da CPI e depois do início das sessões onde a gente expôs e foi confirmado, inclusive pelo representante do Sindipetro (Sindicato dos revendedores de Petróleo), por um representante da rede de postos que existe sim, eles confirmaram a padronização do preço. Então, ou seja, esses preços eles são homogêneos”, explicou Tarcísio.

“Se um sobe, todo mundo sobe. Se um desce, todo mundo desce”, disse.

“Cartelização não configura só através de preço”

Na entrevista veiculada no Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o relator da CPI explicou que a cartelização não é caracterizada apenas por questões de preço, mas também por monopólio de mercado.

“A cartelização, ela não se configura só através de preço. Ela se configura por monopólio do mercado, monopólio do fornecimento de serviços e produtos. Então, a gente vai confeccionar”, detalhou.

Sessão no dia 19

Câmara Municipal de João Pessoa realiza hoje 1ª audiência pública de discussão da LOA 2025
Câmara Municipal de João Pessoa, no bairro das Trincheiras. (foto: reprodução/Arquivo ClickPB)

Segundo Tarcísio, a próxima sessão da comissão vai ocorrer no dia 19 deste mês, ouvindo os demais representantes das distribuidoras de combustíveis,

“Teremos outra sessão ainda dia 19, onde a gente vai ouvir o resto dos representantes dos postos, das redes de postos. E o nosso relatório final vai embasar o Ministério Público e a Polícia Civil para continuar com as investigações. Já que a CPI não tem esse poder. Até agora apenas duas duas distribuidoras não estiveram presentes, mas justificaram, a ausência foram convocadas e segundo as próprias mesmas elas estarão aqui dia 19”, disse ao longo da entrevista.

Uma das distribuidoras, conforme detalhado pelo vereador, tem sede no Rio de Janeiro.

Leia mais no ClickPB:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Cícero Lucena assina cessão da Estação das Artes para Governo do Estado instalar Centro de Computação Quântica

2

Política

Cartaxo cogita ‘palanque duplo’ para Lula na Paraíba, mas diz que PT estadual terá que escolher uma chapa

3

Política

Cotado como vice nas chapas de Efraim e Cícero, Pedro Cunha Lima mantém conversas com ambos: “meu papel”

4

Política

Desembargador rejeita pedido para revogar prisão do padre Egídio

5

Política

Lei Michelle Bolsonaro passa a valer a partir de hoje, em João Pessoa; saiba mais