
Senador Veneziano Vital do Rêgo - Foto: Divulgação/Assessoria
O líder da maioria no Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) disse que o anuncio do presidente dos Estados Unidos Donald Trump sobre tarifa de 50% aos produtos de exportação do Brasil foi influenciada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (10). Veneziano considerou ainda o tarifaço como uma medida potencialmente política para estimular a interferência estrangeira no Brasil e no cenário investigativo contra Jair Bolsonaro.
O senador acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ter incitado diretamente o gesto do governo americano “algo que repudiamos, principalmente e, especialmente, por que vem incitado e estimulado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, através de seu filho que foge do Brasil para se instalar nos Estados Unidos, para dizer amém aos caprichos do presidente daquele pais e eu me refiro ao deputado fujão Eduardo Bolsonaro”, avaliou o parlamentar como acompanhou o ClickPB.
Leia mais no ClickPB:
Trump impõe tarifa de 50% sobre Brasil e menciona Bolsonaro e ‘relação comercial injusta’
Ciro Nogueira culpa Lula por tarifas de 50% impostas por Trump ao Brasil: “ataques infantis”
A medida norte-americana foi formalizada por meio de uma carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e divulgada através das redes sociais na última quarta-feira (9).
No documento, o republicano cita nominalmente Bolsonaro e critica o julgamento do ex-presidente brasileiro pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, afirmando que o processo “não deveria estar ocorrendo” e que “deve acabar imediatamente”.
Ainda segundo Veneziano Vital do Rêgo, o Brasil não deve se curvar diante de ameaças externas e chamou Trump de “presidente caricato” ao reforçar que o Brasil tem instituições sólidas e leis que devem ser respeitadas, em alusão às criticas feitas por Trump ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos contra Jair Messias Bolsonaro.
Estratégia
Segundo artigo da Folha de São Paulo, ministros do Supremo acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preparando as condições para que Jair Bolsonaro deixe o Brasil e evite possíveis ações judiciais com chances de ir para a prisão. A estratégia envolveria a concessão de asilo político a Bolsonaro, sob o argumento de perseguição no Brasil. Essa suspeita é reforçada por declarações recentes de Trump e pelo fato de Eduardo Bolsonaro se autodenominar “deputado em exílio” nos EUA.
Saiba mais:
Veneziano diz ter apoio de 140 prefeitos, até do PSB e Republicanos, à reeleição
