Resposta

A escolha pela Justiça Eleitoral: defesa de Ricardo Coutinho alega incompetência do TJPB no processo da Operação Calvário e pede remessa ao TRE-PB ou TJ do Rio de Janeiro

Advogados de Ricardo Coutinho afirmam que o Tribunal de Justiça da Paraíba não teria competência para julgar o caso.

A escolha pela Justiça Eleitoral: defesa de Ricardo Coutinho alega incompetência do TJPB no processo da Operação Calvário e pede remessa ao TRE-PB ou TJ do Rio de Janeiro

Defesa de Ricardo Coutinho quer tirar processo da Calvário da Justiça da Paraíba — Foto:Walla Santos/ClickPB

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, apresentou resposta por escrito para a denúncia feita contra ele e mais 34 investigados no âmbito da Operação Calvário no início de 2020. O documento, com 67 páginas, foi encaminhado ao Desembargador Ricardo Vital, relator da Operação Calvário no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Já nas primeiras páginas, o texto se refere à acusação contra Ricardo Coutinho como ”infundada e ilegítima” e pede a rejeição da denúncia. 

Os advogados de Coutinho argumentam que a matéria seria de competência da Justiça Eleitoral e que o Tribunal de Justiça da Paraíba seria absolutamente incompetente para julgar o assunto. Argumentam ainda que, pelo fato da denúncia citar diversas autoridades com foro privilegiado, os autos devem ser enviados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por fim, há ainda o argumento de que a maior parte dos ilícitos apontados na denúncia ocorria na cidade do Rio de Janeiro, de modo que o Tribunal de Justiça daquele estado teria mais competência para julgar o caso do que o da Paraíba.

A defesa de Ricardo Coutinho também mencionou a dificuldade de ter acesso à integralidade das mídias e documentos, distribuídos em 11 volumes físicos de processo, além de 11 apensos. O desembargador Ricardo Vital havia determinado que o conteúdo de todo o processo fosse disponibilizado em um computador para que os advogados tivessem acesso, mas eles alegam que a decisão ainda não foi cumprida.

LEIA MAIS

Inépcia da denúncia

Em outra parte do documento, a defesa de Coutinho questiona a ausência de provas da denúncia de organização criminosa e ressalta que alguns dos acusados sequer se conheciam. ”O conjunto de provas é insatisfatório à tese acusatória”, diz trecho do documento. Os advogados também afirmam que denúncia foi baseada apenas em delações premiadas.

Confira o documento na íntegra abaixo:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

2

Política

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

3

Política

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado

4

Política

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

5

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias