polêmica

Deputado apresenta projeto que visa proibir camisa vermelha na Seleção Brasileira

O deputado justifica que o projeto de lei busca fortalecer a identidade nacional e reforçar o patriotismo.

Deputado apresenta projeto que visa proibir camisa vermelha na Seleção Brasileira

Segunda camisa do Brasil para a Copa de 2026 deve ser vermelha e confeccionada pela Jordan. (Foto: Reprodução/Footy Headlines)

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto de lei, nesta terça-feira (29), que torna obrigatório o uso das cores oficiais da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco), para todas as entidades públicas ou privadas que representem oficialmente o Brasil.

A ação do parlamentar ocorre após ser ventilada a possível troca do uniforme azul da Seleção Brasileira por um vermelho para a Copa do Mundo de 2026. Com isso, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jogadores e comentaristas tem se posicionado contra a mudança.

De acordo com o PL, a exigência se aplica às seguintes categorias:

  • Delegações esportivas;
  • Missões diplomáticas e consulares;
  • Delegações científicas, tecnológicas ou culturais;
  • Entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais;
  • Organizações da sociedade civil que atuem mediante convênio, parceria ou contrato com a administração pública federal.

Em caso das normas não serem cumpridas, sansões serão aplicadas e elas poderão ir desde advertências até o impedimento de representar o país por até quatro anos.

Zé Trovão justifica que o projeto de lei busca fortalecer a identidade nacional e reforçar o patriotismo.

“O presente projeto de lei visa fortalecer a identidade nacional e promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros, ao exigir que entidades públicas ou privadas, quando em representação oficial do país, utilizem as cores da Bandeira Nacional em suas vestimentas, materiais e comunicações institucionais”, diz trecho da justificação do projeto.

“Além de reforçar a coesão e o patriotismo, essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história.

Mudança na camisa

De acordo com o site especializado em camisas Footy Headlines, a Seleção Brasileira terá uma nova cor de camisa para participar da Copa do Mundo de 2026.

As cores não devem ser as mesmas da bandeira do Brasil, e a previsão é de que a camisa seja lançada em março do próximo ano

Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade, com exceção apenas para eventos comemorativos.

Ontem (28), alguns bolsonaristas, conhecidos por utilizarem as tradicionais camisas verde e amarela para demonstrar o nacionalismo, criticaram a possível mudança, visto que o vermelho é visto como um símbolo do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nas redes sociais, o senador e filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou que o uniforme “sempre foi um símbolo da nossa identidade nacional” e que a bandeira do país “não é vermelha, e nunca será”.

Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou sobre a possibilidade de mudança. No X, o parlamentar chegou a questionar se, com a camisa vermelha, “o juiz será nosso”.

Por CNN Brasil

Leia mais no ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

AGU pede bloqueio de bens de 12 entidades “criadas para lesar” INSS

2

Política

Cientista político analisa que Câmara Federal optou pelo corporativismo no processo contra Alexandre Ramagem

3

Política

IBGE lança versão do mapa-múndi invertido e com Brasil no centro

4

Política

João Azevêdo inaugura nova sede do comando da Polícia em Patos e destaca investimentos na segurança pública: “R$ 2,3 milhões por ano”

5

Política

Itamaraty autoriza concurso com 50 vagas na carreira de diplomata