Declaração

Eliza Virgínia sugere instalação de placas educativas em ruas e bairros com nomes de ditadores em João Pessoa ao invés de alterar nomes

Eliza Virgínia citou que a mudança de nome pode causar um sentimento de perda e desconexão entre os moradores, além de implicar em custos financeiros.

Eliza Virgínia retruca Marcos Henriques e diz que vereador deu lugar ao diabo no coração

Eliza Virgínia (foto: Reprodução/TV Câmara)

A vereadora Eliza Virgínia sugeriu a instalação de placas educativas em ruas e bairros com nomes em homenagem a ditadores do período da Ditadura Militar em João Pessoa ao invés de alterar nomes. Declaração foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (6).

Conforme acompanhou o ClickPB, Eliza Virgínia destacou que os nomes, como no caso do bairro Castelo Branco e Valentina de Figueiredo, refletem um período histórico.

“Pode ser interpretado como uma tentativa de apagar e reescrever o passado em vez de reconhecer e aprender com ele. Poderia implementar medidas educativas como instalação de placas informativas que contextualizem o histórico do nome da rua promovendo a conscientizado sem a necessidade de alterações formais”, disse a vereadora.

Eliza Virgínia citou que a mudança de nome pode causar um sentimento de perda e desconexão entre os moradores, além de implicar em custos financeiros.

Solicitação do MPPB

O Ministério Público da Paraíba solicitou à Câmara de Vereadores e ao Município de João Pessoa medidas para alterar os nomes de ruas e bairros que homenageiam ditadores do período da Ditadura Militar.

O pedido visa cumprir a recomendação dos relatórios finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do da Paraíba.

“Com efeito, a Capital paraibana ainda preserva resquícios da Ditadura Militar, mantendo, em bairros e ruas, nomes de figuras apontadas como responsáveis por graves violações de direitos humanos no Relatório Final da CNV”, explicaram os promotores.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veneziano diz que candidatura de Adriano Galdino a governador será efetivada quando ele deixar o Republicanos: “está numa condição que não é dele”

2

Política

Veneziano afirma que Governo tem razões para questionar debate sobre IOF: “gerou frustação e decepção”

3

Política

IOF: Adriano Galdino comenta ‘queda de braço’ entre Lula e Hugo Motta e defende impostos maiores para ricos

4

Política

Candidatura a governador: Adriano Galdino diz que vai tentar convencer Hugo Motta a apoiá-lo

5

Política

Adriano Galdino diz que quer disputar governo da Paraíba e nega apoio a candidatura de Lucas Ribeiro