Municipalismo

Em João Pessoa, Rodrigo Pacheco afirma que Congresso Nacional está consciente das necessidades dos municípios e fala sobre união entre poderes

Presidente do Senado Federal cumpre agenda em João Pessoa e fez palestra no Encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das capitais.

Em João Pessoa, Rodrigo Pacheco afirma que Congresso Nacional está consciente das necessidades dos municípios e fala sobre união entre poderes

Rodrigo Pacheco fez palestra na segunda edição do Conalec, em João Pessoa. (Divulgação/Ascom)

O presidente do Senado Federal e Presidente da República interino, Rodrigo Pacheco (PSD), falou nesta sexta-feira (10) no 2º Encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das capitais (Conalec), que acontece em João Pessoa.
Pacheco fez uma palestra com o tema “Aspectos políticos e econômicos que impactam a sociedade brasileira e a necessidade de reformas”.

Ele defende que a causa do municipalismo ganhou muito corpo nos últimos anos. Atualmente, a distribuição de recursos que antes eram muito concentrados na União, hoje se encontra mais acessível para aos municípios, fruto do trabalho dos vereadores.

Ele ressaltou a emenda que permitiu o repasse direto de verbas para os municípios: “Veja o que a força do municipalismo hoje. Revelada pela atuação de vereadores e prefeitos em Brasília, alterando a constituição por diversas vezes, sempre a favor do municipalismo e para fortalecer os municípios brasileiros”. 

Segundo ele, o Congresso Nacional está consciente das necessidades que os municípios têm e da importância dos gestores das cidades, como prefeitos e vereadores.

O presidente interino falou também que união entre os poderes é de suma importância para abaixar o preço dos combustíveis, mas ressaltou que seria possível estabelecer de que os dividendos econômicos da Petrobrás sejam também revertidos para a sociedade, para a população e para equalização dos valores.

“Nós precisamos de um esforço comum, conjunto da União, do Distrito Federal, dos Estados da Federação, dos municípios, do Congresso Nacional para diminuir o preço dos combustíveis. Mas será que é só isso?”, questiona.

Por isso, ressaltou que não se pode criar mecanismo que sacrifique os municípios: “Somos todos um Brasil só (…) o caminho para a solução dos problemas nacionais é sem dúvida alguma tendo um mínimo de sentimento de união”. 

Pacheco assumiu interinamente a Presidência da República na quarta-feira (8), em função da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos, para participar da 9ª edição da Cúpula das Américas, até esta sexta-feira (10), em Los Angeles. 

Ele segue na Paraíba em agenda que foi articulada pela líder estadual do PSD, Daniella Ribeiro.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veja quais vereadores de Patos votaram para aumentar o próprio salário, do prefeito, vice e secretários

2

Política

Flávio Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

3

Política

Dino pede destaque e decisão sobre bloqueio do WhatsApp segue para plenário físico

4

Política

Cientistas fazem abaixo-assinado e exigem que Governo Lula compre vacina atualizada contra covid-19

5

Política

VERGONHA NACIONAL: salário do prefeito de Patos aumenta 70%; de R$ 17 mil para R$ 28 mil