Xeque-Mate

Empresário é apontado como operador de esquema do lixo e Leto comandaria crimes de dentro da prisão

Leto foi preso ainda em abril de 2018 na primeira fase da Operação Xeque-Mate. Mesmo dentro da cadeia, ele continuaria praticando os crimes pelos quais é acusado através de terceiros.

Empresário é apontado como operador de esquema do lixo e Leto comandaria crimes de dentro da prisão

A terceira fase da Operação Xeque-Mate foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (22) na Paraíba e no Rio Grande do Norte — Foto:Reprodução

O suposto esquema criminoso envolvendo irregularidades em contratos de coleta de lixo com a Prefeitura de Cabedelo que está sendo investigado pela Polícia Federal, teria como principal operador financeiro o empresário Roberto Santiago. Já o ex-prefeito Leto Viana comandaria o esquema criminoso de dentro da prisão.

Leto foi preso ainda em abril de 2018 na primeira fase da Operação Xeque-Mate. Mesmo dentro da cadeia, ele continuaria praticando os crimes pelos quais é acusado através de terceiros. Participaram da coletiva de imprensa Rafael Lima Linhares e Manoel Cacimiro Neto, representando o Ministério Público, e Vitor Moraes Soares e Fabiano Emídio, representando a Polícia Federal.

Roberto Santiago é acusado ainda de tentar coagir possíveis delatores para que não testemunhassem contra ele perante a Justiça. As informações foram dadas em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (22) na sede da Polícia Federal.

A terceira fase da Operação Xeque-Mate foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (22) na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em casas e empresas dos investigados. O empresário Roberto Santiago foi detido pela Polícia Federal e em audiência de custódia ficou determinado o seu recolhimento no 1º Batalhão da Polícia Militar, no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

As irregularidades investigadas pela Polícia Federal vão desde fraudes licitatórias até “graves indícios de corrupção derivados da manipulação dos recursos oriundos desses contratos de coleta de lixo”.

De acordo com a investigação, há indícios de que o empresário Roberto Santiago negociaria os contratos do lixo da Prefeitura de Cabedelo em benefício próprio. “Há um conjunto probatório que mostra o comportamento criminoso que vai desde a gênese do mandado do ex-prefeito Leto Viana que deságua nessas novas descobertas”, segundo o que foi relatado em entrevista coletiva. O empresário investigado teria continuado se servindo da prefeitura em benefício próprio.

Confira a coletiva de imprensa da Polícia Federal na íntegra:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural