Delação na Calvário

Ivan Burity diz que obras no Canal 40, sede da campanha de Ricardo Coutinho, foram feitas com dinheiro de propina

Questionado se a obra foi patrocinada por dinheiro das empresas que teriam pago propina à gestão de Ricardo Coutinho, Ivan Burity disse: "Com certeza. Toda advinda de recursos escusos."

Ivan Burity diz que obras no Canal 40, sede da campanha de Ricardo Coutinho, foram feitas com dinheiro de propina

Ivan foi preso em outubro do ano passado na quinta fase da Operação Calvário. Segundo o Gaeco ele facilitava a contratação das empresas, mediante contratos fraudulentos e consequente recebimento de propinas. — Foto:Reprodução/Vídeo

Ivan Burity detalhou em delação premiada como se deu a reforma do Canal 40, sede da campanha do PSB nas eleições de 2014 em diante. O ex-secretário do governo Ricardo Coutinho relatou que a construção do prédio localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi feita sem assinatura de contratos e alvarás para que acontecesse de forma velada.

Ivan disse que indicou Edgar Chaves, seu ex-chefe de gabinete na Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) da Prefeitura de João Pessoa, para Coriolano Coutinho e Livânia Farias para que ele cuidasse das obras do Canal 40.

“Edgar é um velho conhecido que trabalhou comigo na Sedurb como chefe de gabinete. E quando me foi dada a missão de construir o Canal 40 de forma velada, ou seja, não deveríamos tirar alvará e fazer contratos formais com empresas, ele, como era um pequeno construtor, foi a pessoa que eu citei (para Livânia e Coriolano). E ele conhecia ‘Cori’ (Coriolano). Então o nome dele foi levado a apreciação de ‘Cori’ e de Livânia e teve o aval das pessoas que fossem a ele”, disse Ivan Burity na delação premiada.

Veja também

Ivan Burity revela em delação que usava avião para buscar propina de empresas em outros estados

“Eu disse (a eles sobre Edgar): ‘essa é uma pessoa que eu posso confiar e que pode contratar profissionais sem levantar, sem evidenciar para que era. Ele contratou o engenheiro, que fez a planta com planilha de custos e etc. Essas planilhas foram submetidas a Ricardo e a Livânia”, completou Ivan Burity.

Questionado se a obra foi patrocinada por dinheiro das empresas que teriam pago propina à gestão de Ricardo Coutinho, Ivan Burity disse: “Com certeza. Toda advinda de recursos escusos.”

A colaboração de Ivan Burity faz parte das investigações da Operação Calvário, que investiga uma suposta organização criminosa que teria desviado recursos públicos da saúde e educação.

Ivan foi preso em outubro do ano passado na quinta fase da Operação Calvário coordenada pelo Gaeco. Segundo o Gaeco ele facilitava a contratação das empresas, mediante contratos fraudulentos e consequente recebimento de propinas.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”