Governador

João Azevêdo critica fake news sobre vacinas e diz que imunização dará retomada à economia

Governador criticou fake news sobre vacinas e disse que a ciência está "vencendo essa doença, é a esperança vencendo o medo. É a vacinação que vai fazer a economia voltar ao normal."

João Azevêdo critica fake news sobre vacinas e diz que imunização dará retomada à economia

João Azevêdo declarou que esse é um momento histórico com a chegada da vacina contra a Covid-19, após aprovação das vacinas CoronaVac e de Oxford, pela Anvisa, nesse domingo (17). — Foto:Secom-PB

O governador João Azevêdo declarou que esse é um momento histórico com a chegada da vacina contra a Covid-19, após aprovação das vacinas CoronaVac e de Oxford, pela Anvisa, nesse domingo (17). Em pronunciamentos no programa Fala Governador, nesta segunda-feira (18), João Azevêdo criticou quem compartilha fake news sobre as vacinas e disse que a ciência está “vencendo essa doença, é a esperança vencendo o medo. É a vacinação que vai fazer a economia voltar ao normal.”

O gestor falou em 92.960 doses da CoronaVac a serem recebidas pelo Estado da Paraíba. Ele citou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está com toda a estrutura pronta para iniciar a separação dos lotes tão logo o imunizante chegue ao estado. “O mais importante é que a gente começando agora, nós tenhamos a sequência do recebimento de novas doses de vacina e continuar a imunização, primeiramente com todos do grupo de risco. E que a gente possa conter esse avanço da Covid-19 no estado e começar a voltar a uma situação de normalidade. Essa esperança foi dada ontem com a aprovação da Anvisa do uso emergencial das vacinas”, disse o governador, conforme apurou o ClickPB.

João Azevêdo criticou a desinformação sobre as vacinas e compartilhamento de fake news. “Tem pessoas que não sabem ler ou querem criar terror com fake news. São pessoas que não tem a menor credibilidade, não tem o mínimo de respeito pela população e agem assim constantemente. Meu repúdio e não consigo ter respeito por quem age dessa forma.”

Ele explicou as margens de segurança que a CoronaVac oferece a quem for imunizado. “Este é um dia histórico. Para cada cidadão que tomar a vacina, ele terá 100% de certeza de que não será entubado, 78% de chance ter a doença com pouco efeito, terá 50% de chance de não ter nada (de Covid-19), nenhum sintoma. Não vá na conversa de quem está aí para espalhar fake news. Ninguém chega em um lugar para se vacinar contra H1N1 e pergunta quem é o fabricante. Acredite na ciência, nos médicos, naqueles que realmente estão preocupados.”

As primeiras vacinas irão contemplar 54.689 paraibanos, que representam 34% dos trabalhadores de saúde (42.925), indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas institucionalizadas (1.212) e pessoas com deficiência institucionalizadas (120). O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário.

“Nós estamos aguardando o horário de chegada da vacina para que possamos, de imediato, fazer a separação dos 223 lotes que serão destinados a cada município nas quantidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vamos utilizar toda estrutura que montamos, a exemplo de 11 veículos refrigerados e as aeronaves do Governo do Estado e, em parceria com a Secretaria de Segurança, faremos o traslado e armazenamento dos imunizantes. Eu estou muito feliz com esse início da campanha de vacinação para proteger nossa população”, comentou o governador.

João Azevêdo também reforçou a importância da adesão dos paraibanos à campanha de imunização. “A vacinação deve ser feita por todos para que a gente possa vencer essa doença. 2021 será o ano da esperança pela aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford. Por isso, é fundamental que todas as pessoas, principalmente, as que integram a ala prioritária, busquem, no tempo devido, se vacinar. Eu espero que amanhã a gente já esteja em condição de começar em toda a Paraíba essa vacinação nos dando a certeza de dias melhores.”

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural