Diário Oficial

João Azevêdo sanciona lei que autoriza Consórcio Nordeste entre nove estados da região

A assinatura do documento aconteceu no mês de março durante Encontro dos Governadores no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão.

João Azevêdo sanciona lei que autoriza Consórcio Nordeste entre nove estados da região

Todos os nove governadores dos estados do Nordeste assinaram o Protocolo de Intenções — Foto:Reprodução

O governador João Azevêdo sancionou a lei que ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O documento foi publicado na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado.

Confira a edição de hoje do Diário Oficial

Todos os nove governadores dos estados do Nordeste assinaram o Protocolo de Intenções. A assinatura do documento aconteceu no mês de março durante Encontro dos Governadores no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. Com o número de ratificações previsto, o Protocolo de Intenções é  convertido automaticamente em Contrato de Consórcio Público.

A intenção do Consórcio é unificar e baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e propor integração de quadros profissionais das áreas de saúde, segurança e educação.

De acordo com o documento, a instituição do Consórcio Público pode propiciar ganhos de escala na contratação de serviços e bens e nas ações em geral realizadas em conjunto pelos estes consorciados; acesso à informações e ao know-how entre os Estados, propiciando troca de experiência mais efetiva, aprendizado em ciclo mais curto e o compartilhamento de boas prática; melhor compreensão e encaminhamento das necessidades e agendas políticas regionais; fortalecimento das capacidades dos entes consorciados com a fusão de recursos e desenvolvimento de sinergias; estabelecimento de ente capaz de fi gurar como catalisador para o estabelecimento de parcerias; ampliação de redes colaborativas entre os Estados; promover inovação a partir da ligação de setores com uma maior coordenação e coerência.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministério Público investiga irregularidade na compra de medicamentos pela Prefeitura de Ibiara

2

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

3

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

4

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

5

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos