IEGM

João Pessoa tem pior nota em planejamento, avalia Tribunal

A segunda pior nota de João Pessoa está no quesito fiscal. A capital obteve 0,56 pontos e recebeu a nota C+, que corresponde está em uma fase de adequação

João Pessoa tem pior nota em planejamento, avalia Tribunal

Os índices do TCE analisam a capacidade administrativa das prefeituras. — Foto:Walla Santos

A capital João Pessoa, administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), tem a pior nota em planejamento, de acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).Confira o IEGM completo.

Os índices do TCE analisam a capacidade administrativa das prefeituras. O indicador IEGM conta com dados de 2016 e mede a efetividade das politicas públicas nos 223 municípios da Paraíba. João Pessoa ficou com C, a pior nota no quesito planejamento tendo o índice de 0,29. A nota C, corresponde baixo nível de adequação da Prefeitura. Apenas 20 cidades da Paraíba não tiveram a pior nota. 

A segunda pior nota de João Pessoa está no quesito fiscal. A capital obteve 0,56 pontos e recebeu a nota C+, que corresponde está em uma fase de adequação. E a nota geral chegou a 0,64 pontos, recebendo a nota B. 

De acordo com o auditor do TCE-PB responsável pelo levantamento do IEGM, Flávio Gondim, o índice serve para ordenar os municípios quanto ao que foi planejado e realizado em matéria de programas e ações. “Foram analisadas várias setores da gestão de cada prefeitura, como educação, saúde, planejamento, fiscal, ambiental, cidade e governança em TI”, afirmou o auditor.

Flávio Gondim explica que o índice analisa a qualidade das ações do governo, compara o resultado alcançado pelas metas com os recursos financeiros utilizados, verifica o percentual de alteração do planejamento inicial e compara a taxa de investimento estabelecida no planejamento inicial como o que foi efetivamente executado. 

O presidente do TCE, André Carlos Torres informou o resultado do índice anual será apresentado aos prefeitos do Estado nesta sexta-feira (10). “Nesse evento serão ministrados temas relacionados ao planejamento e a gestão pública, em questões previdenciárias, auditorias operacionais. Também serão abordados temas sobre o Plano Plurianual e a Lei Orçamentaria Anual”, ressaltou. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:

 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

3

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

4

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Política

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro