inusitado

Justiça anula eleição de prefeito que planejou ceder lugar a amante em Goiana

Ele teve o registro de sua candidatura indeferido em decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral anunciada nesta quinta-feira (5).

Justiça anula eleição de prefeito que planejou ceder lugar a amante em Goiana

Eduardo Honório (União Brasil), 66 anos, prefeito reeleito de Goiana, em Pernambuco, com 78% dos votos válidos, teve o registro de sua candidatura indeferido em decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral anunciada nesta quinta-feira (5).

Os ministros entenderam que Honório já cumpriu oito anos consecutivos de mandato e que, portanto, como diz a lei, não poderia exercer mais um. Quem governará Goiana a partir de 1º de janeiro de 2025 será o futuro presidente da Câmara Municipal.

Caberá aos 17 vereadores eleitos em outubro escolher entre si quem presidirá a Câmara Municipal. O escolhido terá 90 dias para convocar novas eleições para prefeito, e ele mesmo poderá se candidatar. Dos 17 vereadores, 11 devem a Honório sua eleição.

Honório foi eleito vice-prefeito em 2016, na chapa de Oswaldo Rabêlo. Em 2017, Rabêlo afastou-se do cargo para tratamento de saúde, nunca mais voltou e Honório assumiu. Nas eleições de 2020, Honório foi candidato a prefeito e se reelegeu.

Honório não poderia ter sido candidato neste ano. A juíza eleitoral de Goiana negou-lhe o registro, como mais tarde também o fez por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Mas Honório recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

Metrópolis 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Marcus Túlio diz que PT precisa de unidade na Paraíba para conquistar espaço na chapa majoritária para 2026

2

Política

Guga Moov Jampa faz apelo para que motoristas de ônibus resolvam impasse com empresários e evitem greve

3

Política

Lula determina que ministros se licenciem para votar em Hugo Motta para presidência da Câmara

4

Política

Desembargadora nega pedido para declarar ilegalidade de greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa

5

Política

Bruno reconduz mais três auxiliares diretos à sua equipe da Prefeitura de Campina Grande