Decisão

Justiça cassa diplomas de vereadores e suplentes do PV de São José de Piranhas por descumprir quota de gênero nas eleições

A decisão ainda cabe recurso, mas atinge um dos partidos do município que teve dois eleitos.

TSE registra primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024 em João Pessoa

TSE registra primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024 em João Pessoa

A Justiça Eleitoral do município de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, cassou os diplomas de vereadores eleitos e suplentes do Partido Verde (PV) da cidade por descumprir quota de gênero nas eleições de 2020. A sentença foi do juiz eleitoral, Ricardo Henriques Pereira Amorim, que acolheu os pedidos movidos em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). A sentença foi divulgada na quinta-feira (16). 

Os vereadores eleitos do PV na última eleição foram dos João Grigório e Paulo Neto. Além deles, que tiveram os votos anulados, também constam os suplentes do partido. Essa Aime foi movida por André Lima Leite e Valdemir Ferreira da Silva. Conforme a decisão, que o ClickPB teve acesso, o juiz decidiu pela “anulação dos votos recebidos por esta legenda no sistema proporcional das Eleições Municipais de 2020, conforme preconizado pelos artigos 222 e 237, ambos do Código Eleitoral, como também, em ato reflexo, determinar a cassação dos diplomas de mandatos de mandatos eletivos dos eleitos e suplentes (…)”. 

Segundo ainda a sentença, a legenda descumpriu a quota eleitoral de gênero nas eleições municipais de São José de Piranhas de 2020. O PV registrou 13 candidaturas proporcionais, porém, por imposição legal, seria necessária pelo menos quatro candidatas do sexo feminino. No entanto, apesar de ter ocorrido o registro, a candidatura de uma das quatro mulheres foi fictícia com intuito de completar o percentual legal, configurando, portanto, fraude eleitoral, pois “a candidata não recebeu sequer seu próprio voto”. A decisão ainda cabe recurso.

Confira a sentença

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”