Novidade

Justiça suspende pesquisa eleitoral na Paraíba após instituto trocar fotos e nomes de candidatos

A decisão se deu em desfavor do Instituto de Pesquisa Advise e da empresa contratante após ação movida pela coligação Unidos Por Uma Nova Dona Inês (Progressistas/MDB).

mulheres eleições

Imagem ilustrativa (foto: divulgação/TSE)

Uma pesquisa eleitoral foi suspensa na região do Brejo da Paraíba, após uma decisão da Justiça Eleitoral. Como observou o ClickPB, a decisão se deu em desfavor do Instituto de Pesquisa Advise e da empresa contratante após ação movida pela coligação Unidos Por Uma Nova Dona Inês (Progressistas/MDB).

Segundo as informações obtidas pelo ClickPB, a coligação entrou com processo alegando que a pesquisa eleitoral realizada pelo Advise tinha as fotos e nomes dos candidatos trocados nos questionários, o que foi verificado pela juiz Jailson Shizue Suassune, da 14ª Zona Eleitoral.

“Denoto que há irregularidade isanável […] como se percebe houve grave equívoco ao trocar a foto e o nome dos candidatos Antônio Justino – 40 e Dra. Eliane – 13”, cita o juiz em trecho de documento ao qual o ClickPB teve acesso.

Mais detalhes sobre a pesquisa

O ClickPB apurou que a pesquisa do Instituto Advise foi contratada belo Blog Chico Soares e registrada no dia 29 de setembro. A pesquisa previa ouvir 400 eleitores entre os dias 30 e 03 de outubro.

A divulgação estava prevista para o sábado (05). O custo foi de R$ 8 mil. As informações constam no sistema da Justiça Eleitoral. Confira detalhes da decisão e do contrato da pesquisa:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Moraes intima advogados e alerta sobre risco de prisão de Bolsonaro por descumprimento de medida cautelar

2

Política

“Guerra tarifária vai começar na hora que eu der a resposta a Trump”, diz Lula sobre situação com os EUA

3

Política

“Depende dele”, Efraim Filho convida Pedro Cunha Lima para compor chapa de oposição na disputa ao Governo em 2026

4

Política

FOTO: Bolsonaro mostra tornozeleira eletrônica na perna, ao lado de deputado

5

Política

Bolsonaro pode ser preso se entrevistas forem publicadas em redes sociais, determina Alexandre de Moraes