Dinheiro Público

Vereador Raoni Mendes garante que LDO 2026 de João Pessoa será votada até próxima semana

As emendas parlamentares da LDO foram entregues até o último dia 9 e terminou ontem (11), o prazo para a Prefeitura realizar das modificações necessárias.

Vereador Raoni Mendes garante que LDO 2026 de João Pessoa será votada até próxima semana

Vereador Raoni Mendes garante que LDO 2026 de João Pessoa será votada até próxima semana

O vereador de João Pessoa, Raoni Mendes (DC) relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município para o exercício financeiro de 2026, explicou que a Câmara Municipal de João Pessoa só poderá entrar em recesso após concluída a votação da LDO. Por isso, todo o processo para aprovação da peça orçamentária deve ser encerrado antes do feriado de Corpus Christi, no próximo dia 19.

Ele detalhou que as emendas parlamentares foram entregues até o último dia 9 e terminou ontem (11), o prazo para a Prefeitura realizar das modificações necessárias.

“Agora estou preparando o relatório final para ser apresentado até o dia 17, casso necessite, votaremos em sessão extraordinária no dia 18, mas a intenção é finalizar antes o feriado da quinta-feira”, detalhou.

Os vereadores fizeram cada um, cinco emendas.

LDO

O Projeto de Lei Ordinária 182/2025 com as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2026 começou a tramitar na Casa Legislativa em abril. O documento teve sua primeira leitura em plenário – de um total de três – realizada na sessão ordinária no dia 22 de abril.

Depois da terceira leitura, a peça orçamentária foi encaminhada à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) para que seu presidente, vereador Tarcísio Jardim (PP), designasse um parlamentar para a relatoria e o calendário de tramitação do documento que orientará a elaboração do Orçamento.

A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 vai estabelecer os parâmetros, diretrizes e procedimentos para a elaboração da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual referente ao período de 2026 a 2029, observadas as disposições constitucionais, nos termos do artigo 165 da Constituição Federal e também o disposto no artigo 122 da Lei Orgânica do Município de João Pessoa, bem como da Lei Municipal nº 9.999, de 25 de setembro de 2003.

Tramitação 

Segundo o Regimento Interno da CMJP, o projeto da LDO deve ser lido durante três sessões ordinárias, no Plenário Senador Humberto Lucena, a fim de que todos tomem conhecimento do documento. Isso deve acontecer antes que o projeto seja levado à discussão, em audiências públicas, com os secretários municipais e a sociedade civil.

Além disso, são distribuídas cópias do documento para todos os vereadores. Em seguida, o projeto será encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) para definição do relator.

Após receber o projeto da LDO, a Comissão tem o prazo de dez dias para apresentar uma Resolução, propondo prazos para:

  • programação de audiências públicas;
  • entrega de emendas por parte dos cidadãos e dos vereadores;
  • prazo final para que o Poder Executivo Municipal proponha modificações no projeto inicial;
  • data para o relator e a Comissão darem seus pareceres e encaminharem a peça ao Plenário para votação. (CMJP)

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Cícero Lucena lança programa Poupança Futuro, que garante auxílio financeiro a estudantes

2

Política

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais de usuários

3

Política

Lula determina que Itamaraty faça traslado do corpo de Juliana Marins

4

Política

Adriano Galdino anuncia publicitário Zé Maria como novo secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa da Paraíba

5

Política

Adriano Galdino prevê que será governador na Paraíba e diz que Republicanos merece vaga na majoritária: “é natural o partido ter seu candidato”