Política

Milton Dornellas é o mais novo cidadão pessoense

A parlamentar Socialista enfatizou a grande atuação do cantor e compositor Milton Dornellas no meio artístico e cultural da cidade

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza Sessão Especial alusiva ao Dia do Músico e da Musicista, afim de celebrar a data enaltecendo a produção dos (as) artistas locais, bem como a uma Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Cantor e Compositor Milton Dornellas Bezerra Júnior nesta terça-feira (17), a partir das 16h, de entrega do Título de Cidadão Pessoense, ao cantor e compositor Milton Dornellas. A propositura é do Mandato Popular da Vereadora Sandra Marrocos (PSB).

A parlamentar Socialista enfatizou a grande atuação do cantor e compositor Milton Dornellas no meio artístico e cultural da cidade, “contribuindo de maneira importantíssima com a construção de um cenário de cultura local, que possa ser conhecido e apreciado por todos os moradores e moradoras da nossa cidade”.

O artista homenageado resume a sua relação com a cidade de João Pessoa. “Me sinto totalmente inserido no modo de vida e cultura desta cidade, minha ligação é orgânica, não estamos de passagem, temos compromisso”.

História – Milton Dornellas Bezerra Júnior é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), tendo chegado a esta Capital, em 1973, aos 14 anos. Em 1975, o artista iniciou seu aprendizado musical, já em 1980, começou com suas primeiras apresentações ao vivo, sempre com trabalho autoral. Nesse mesmo ano, juntamente com os amigos e parceiros Pedro Osmar, Paulo Ró, Chico César, Adeildo Vieira e Totonho, fundaram o Musiclube da Paraíba.

Em meados de 1980, o músico integrou o grupo musical ‘Etnia’, um trabalho de ritmos e instrumentos populares idealizado pela ex-integrante do grupo Tarancón, Alice Lumi e o ex-integrante do Quinteto Armorial de Pernambuco Fernando Pintassilgo, chegando a gravar o disco ‘Etnia – Ritmos e Instrumentos Populares’.

No início dos anos 90, ao lado dos instrumentistas Marcos Fonseca e Xisto Medeiros, formou o grupo ‘Assaltarte’, que consistia em intervenções em espaços públicos, tocando uma única canção com a formação de baixo acústico, viola de arco e violão. Desta ação resultou o disco ‘Assaltarte’, em 1994.

Durante a sua trajetória, Milton Dornellas lançou os discos ‘No Ventre da Besta’ (1986), ‘Mandrágora’ (1993), ‘Ancestrais’ (1998), ‘Sete Mares’ (2000), ‘Alinhavo’ (2002) e o seu mais recente trabalho, ‘O Gargalhar da Invernada’, lançado no ano de 2007.

Juntamente com o parceiro e poeta Ronaldo Monte, musicou dezessete textos para o trabalho ‘Eu me Declaro Criança’, sobre os direitos da criança e do adolescente,com lançamento previsto para este ano em formato de livro, acompanhado por um CD.

Além de ter participado de grupos musicais e dos seus trabalhos solo gravados, Milton Dornellas também participou de diversas coletâneas musicais, a exemplo do ‘Cantata Popular’, ‘Coletânea Musiclube’, além de participações em CD`s de artistas paraibanos, como o do grupo Jaguaribe Carne e também do CD ‘Laminas de Black Tie’ do cantor Paulinho Ditarso. Atualmente, Milton Dornellas é Diretor Executivo Adjunton da Fundação Cultural de João pessoa (Funjope).

Programação

As 16h têm inicio a programação, com a abertura da mesa dos trabalhos, em seguida, será exibido um vídeo com a história Cantor e Compositor Milton Dornellas, apresentação do Coral Voz Ativa, o encerramento contará com apresentação de diversos músicos paraibanos, num show cultural no estacionamento da Casa de Napoleão Laureano.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

TCE-PB imputa débito de R$ 2 milhões ao prefeito de Santa Rita ao julgar irregulares pagamentos de honorários

2

Política

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Política

Jeová denuncia condutas ilegais e desonestas de Corrinha na Educação e diz que vai acionar o MP

4

Política

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

5

Política

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João