ELEIÇÕES 2006

MP analisa inquérito e denúncia contra Suassuna

O Ministério Público pode impor nas próximas semanas mais dois constrangimentos ao senador Ney Suassuna (PB). Encontram-se sob análise um pedido de abertura de

O Ministério Público pode impor nas próximas semanas mais dois constrangimentos ao senador Ney Suassuna (PB). Encontram-se sob análise um pedido de abertura de inquérito e o oferecimento de uma denúncia contra o líder do PMDB no Senado. Os procedimentos devem ser remetidos ao STF.

Suassuna já tem contra si um inquérito que apura suposto envolvimento dele com a máfia das ambulâncias. A investigação foi pedida pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, e autorizada pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes.

O nome de Suassuna foi incluído também no rol de congressistas implicados pela CPI das Sanguessugas, com sugestão de cassação do mandato. Em discursos na tribuna do Senado, Suassuna vem negando que tenha recebido propinas em troca de emendas orçamentárias para a compra de ambulâncias superfaturadas. Pressione aqui para ler um desses discursos.

O novo pedido de inquérito que pode ser formulado contra Suassuna diz respeito à suspeita de envolvimento do senador num suposto “esquema de corrupção” montado para favorecer uma empresa privada. O caso foi noticiado no blog “os bastidores do poder” em novembro do ano passado.

A firma que teria sido beneficiada chama-se Embrasc (Empresa Brasileira de Assessoria e Consultoria Ltda). Tem sede em Santos (SP). Vende assessoria fiscal para que empresas enrascadas com o fisco se livrem de passivos tributários.

Em depoimento ao Ministério Público Federal, Norma Boffa dos Santos, uma ex-diretora da Embrasc, contou que a empresa pagou suposto pedágio a Suassuna em troca da intermediação de um contrato firmado com a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio), em janeiro de 2000.

O senador, de novo, nega. Leia as manifestações de Suassuna aqui. Ele apresentou defesa ao procurador-geral Fernando de Souza, a quem caberá agora dar a palavra final sobre o encaminhamento de pedido de aprofundamento das investigações ao Supremo.

Com o auxílio da Polícia Federal, o Ministério Público está concluindo também uma investigação que envolve suposta remessa irregular de dinheiro para uma conta de Suassuna no exterior. As remessas ocorreram entre 1998 e 2003, para uma conta chamada Key West, no Delta Bank de Miami (Flórida).

O caso começou a ser investigado no final de 2004, quando a conta de Suassuna foi descoberta em meio à documentação que a CPI do Banestado recebera do Ministério Público dos EUA. O assunto chegou a ser noticiado pelo repórter Amaury Ribeiro Júnior. Em discurso no Senado, Suassuna, de novo, negou o malfeito (leia).

O problema é que o Ministério Público julga ter reunido evidências contra o senador. Neste caso, trabalha-se com a hipótese de encaminhar ao STF uma denúncia formal, não mais um pedido de abertura de inquérito. A palavra final também caberá ao procurador-geral Fernando de Souza.




Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Tovar oficializa saída do PSDB e diz que outros deputados devem deixar a legenda em breve

2

Política

Tribunal de Justiça da Paraíba rejeita liminar da Abrasel pela suspensão ‘lei do couvert’

3

Política

Luiz Couto alfineta gestão de Jackson Macêdo no PT: “ficava só em João Pessoa”

4

Política

Cícero diz que não abrirá mão de disputar o Governo: “estamos discutindo a continuidade do projeto”

5

Política

Morre Patrícia Coutinho, irmã do ex-governador Ricardo Coutinho