Eleições

Paraíba registra recorde de pedidos para voto em trânsito e contabiliza quase 9 mil solicitações

Ontem (18) nas últimas horas para encerrar o prazo, eleitores retardatários enfretaram filas em algumas zonas eleitorais da capital​, no bairro de Tambiá.

Paraíba registra recorde de pedidos para voto em trânsito e contabiliza quase 9 mil solicitações

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta requisição só poderia ser feita pessoalmente e até o dia 18 de agosto. (Foto/reprodução: TRE-RJ)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) contabilizou quase 9.000 solicitações para voto em trânsito no estado apenas no primeiro turno, conforme apurou o ClickPB. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, no primeiro turno foram 6.903 pedidos em João Pessoa e 1.915 em Campina Grande, somando 8.818 transferências temporárias de seções. O número é recorde, segundo o chefe de cartório da 64ª Zona Eleitoral ,Ederson de Araújo. 

Já para o segundo turno, o município de João Pessoa contabilizou 6.485 pedidos e Campina Grande 1.877, totalizando 8.362 solicitações. 

Ontem (18) nas últimas horas para encerrar o prazo, eleitores retardatários enfrentaram filas em algumas zonas eleitorais da capital, no bairro de Tambiá. 

Como funciona o voto em trânsito – A solicitação para a transferência temporária de domicílio eleitoral pode ser solicitada por eleitores de municípios com mais de 100.000 votantes. No caso da Paraíba, apenas quem tem domícilio eleitoral em João Pessoa ou Campina Grande poderia fazer este pedido à Justiça Eleitoral. 

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta requisição só poderia ser feita pessoalmente e até o dia 18 de agosto. 

Segundo o Código Eleitoral, caso a pessoa esteja fora do município em que vota, mas no mesmo estado, poderá efetivar o voto para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Porém, caso esteja em outro estado, só participa da escolha para o cargo de presidente. 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Advogado Sheyner Asfora vê que ‘há excessos’ no julgamento de Bolsonaro no STF: “desordem processual”

2

Política

Marcelo Queiroga fala sobre possível união com Veneziano em 2026, mas diz que decisão é de Efraim Filho

3

Política

Cícero Lucena nega que tenha ido à Brasília e São Paulo tratar de questões partidárias

4

Política

Ministério Público dá parecer contrário a pedido de habeas corpus de Hytalo Santos e esposo

5

Política

Deputado Manoel Ludgério anuncia saída do PSDB e diz que já está conversando com outras legendas