Eleições 2022

Paraíba tem oito candidaturas ao Governo; conheça o perfil de cada uma

Este ano, estão na disputa: Adjany Simplício (PSOL), Adriano Trajano (PCO), João Azevedo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nascimento (PSTU), Nilvan Ferreira (PR), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (MDB).

Paraíba tem oito candidaturas ao Governo; conheça o perfil de cada uma

De acordo com a justiça eleitoral as chapas devem ter o registro de candidatura julgado como deferido ou indeferido até o dia 12 de setembro — Foto:Reprodução

Com o início da campanha eleitoral e o término de solicitação de registro de candidatura, a Paraíba conta com oito chapas concorrendo ao Palácio da Redenção. Este ano, estão na disputa: Adjany Simplício (PSOL), Adriano Trajano (PCO), João Azevedo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nascimento (PSTU), Nilvan Ferreira (PR), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (MDB).

De acordo com a justiça eleitoral as chapas devem ter o registro de candidatura julgado como deferido ou indeferido até o dia 12 de setembro,  conforme apurou o ClickPB

Conheça o perfil de cada candidato e da candidata e as candidaturas a vice:

Adjany Simplício (PSOL)

Adjany Simplício de Castro é natural de Natal (RN) e tem 44 anos. Possui ensino superior completo e atua como pedagoga, trabalhando como professora da educação básica em João Pessoa. É presidente do Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e já participou de outras eleições: uma em 2018 (vice-governadora) e outra em 2020 (vereadora). 

O candidato a vice-governador na chapa de Simplício é Jardel Wandsson Queiroz da Cruz. Ele é natural de Afogados da Ingazeira (PE) e tem 47 anos. No divulgacand, Jardel Queiroz (UP) afirmou ter ensino superior completo. O nome da coligação é “Direito ao Futuro” e composta pela Federação PSOL/Rede e pelo Unidade Popular (UP). 

Adriano Trajano (PCO)

Adriano Trajano da Conceição tem 48 anos e é natural de Campina Grande. Possui ensino médio completo e atua como agricultor e comerciante. Já disputou o cargo de vereador em Campina Grande, nas últimas eleições (2020). O jornalista e redator José Pessoa de Araújo, é o candidato a vice. Ele tem 70 anos e é natural de Dona Inês (PB). O candidato e seu vice estão em uma candidatura sem coligação . 

João (PSB)

João Azevedo Lins Fialho é o candidato a governador pelo Partido Social Brasileiro (PSB). Nascido em João Pessoa, tem 69 anos e atualmente é o chefe do executivo estadual. Engenheiro, atuou como professor e foi secretário de Planejamento da prefeitura de Bayeux, secretário de Infraestrutura de João Pessoa e secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba. João busca a reeleição em uma chapa formada com o atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro Novais de Araújo (Progressistas). 

Advogado, Lucas Ribeiro tem 33 anos e é natural de João Pessoa. É filho da  atual senadora Daniella Ribeiro e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. A coligação de João e Lucas é denominada “Juntos pela Paraíba” e é composta por PSB, Agir, Progressistas, Avante, PMN, PSD, Solidariedade, Podemos, Republicanos, Patriota e Pros. 

Major Fábio (PRTB) 

Fábio Rodrigues de Oliveira é policial militar reformado. Tem 52 anos e nasceu no município do Recife (PE). Possui ensino superior completo. Anteriormente foi candidato disputou seis eleições, sendo uma em Pernambuco. O vice em sua chapa é o odontólogo Jodkandlys Candeia Resende. Dr. Jod Candeia (PRTB) é de Patos e tem 34 anos.
O Major e Candeia disputam em chapa puro sangue, sem coligação. 

Nascimento (PSTU)

Antônio do Nascimento Alves é motorista de transporte coletivo de passageiros e tem 47 anos. Possui ensino superior completo e nasceu em João Pessoa. Anteriormente disputou outras duas eleições, para o cargo de vereador. A vice da chapa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é Alice Teresinha Maciel.  Alice  Maciel (PSTU) é administradora, tem 52 anos e é natural da cidade de São Paulo. 
A chapa também concorre em uma candidatura de partido isolado (sem coligação). 

Nilvan Ferreira (PL)

Nilvan Ferreira do Nascimento é radialista e tem 49 anos. Natural de Cajazeiras (PB) tem atuação em emissoras de rádio e televisão do estado, como locutor e apresentador. Em 2020, se candidatou a prefeito de João Pessoa pelo MDB e ficou em segundo lugar. O vice em sua chapa é o empresário campinense José Artur Melo de Almeida. Artur Bolinha (PL) tem 52 anos e possui ensino superior completo. A candidatura de Nilvan e Artur é em partido isolado (PL). 

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Advogado e professor, Pedro Oliveira Cunha Lima é natural de Campina Grande. Tem 34 anos e desde 2015 é deputado federal pela Paraíba. Pedro é filho do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima e também do ex-governador e ex-deputado Ronaldo Cunha Lima. O vice da coligação, “Coragem para Mudar” é José Domiciano Cabral. Domiciano Cabral (Cidadania) é ex-deputado estadual. Tem 67 anos e nasceu em João Pessoa. Atua como administrador. 

A chapa de Pedro e Domiciano é composta por PSDB, Cidadania, União Brasil, PMB, PSC, PTB e Pros. 

Veneziano (MDB)

Veneziano Vital do Rêgo, 52 anos, é natural de Campina Grande. Veneziano é advogado e presidente estadual do MDB. Já foi vereador e prefeito em Campina  por dois mandatos consecutivos. Em 2014, elegeu-se deputado federal e em 2018, senador. Vital é filho da também senadora Nilda Gondim (MDB) e irmão de Vital do Rego Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A vice em sua chapa é Maísa Cartaxo (PT). Maísa Freire Cartaxo Pires de Sá é farmacêutica e atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também é esposa do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) e atuou em programas de empreendedorismo e assistência social, durante a gestão do prefeito. A coligação de Veneziano e Maisa, “A Paraíba tem pressa para ser feliz”, é composta por MDB, PT, PC do B e PV.  

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural