Repúdio

PGR, OAB, CUT e sindicatos divulgam notas de repúdio contra o assassinato de trabalhadores do MST na Paraíba

O caso chamou atenção de toda comunidade nacional que prestou solidariedade às vítimas e aos familiares por meio de nota de repúdio.

PGR, OAB, CUT e sindicatos divulgam notas de repúdio contra o assassinato de trabalhadores do MST na Paraíba

Confira abaixo as notas veiculadas nesta segunda-feira em solidariedade às vítimas e seus familiares: — Foto:Arquivo

O assassinato de dois trabalhadores rurais e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB), no último sábado (08), no Acampamento Dom José Maria Pires, em Alhandra, na área da Fazenda Garapu, gerou uma onda de revolta em todo o país e diversas entidades como a OAB, PGR, CUT e sindicatos divulgaram nota de repúdio e solidariedade. 

Confira abaixo as notas veiculadas nesta segunda-feira em solidariedade às vítimas e seus familiares:

OAB-PB emite nota de repúdio e solidariedade às famílias dos militantes do MST assassinados na Paraíba                                                                 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, através do Conselho Seccional e da Comissão de Direitos Humanos vem por meio desta, manifestar solidariedade às famílias de José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, e Rodrigo Celestino, militantes do Movimento Sem Terra, brutalmente assassinados na noite do sábado, 8 de dezembro de 2018, no Acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra.

O crime foi cometido por homens encapuzados que ceifaram as vidas dos militantes, representando mais um capítulo de violência em nosso Estado, envolvendo pessoas que trabalham em defesa da causa agrária, defensores do direito à terra.

Às vésperas da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a violência que atinge a militância dos movimentos sociais nos mostra que a efetivação dos direitos garantidos pela Declaração ainda é objeto de muita luta e nos faz reiterar o compromisso com a proteção dos direitos humanos dos assentados e o acompanhamento das investigações para que a autoria do crime seja identificada e os responsáveis punidos, de acordo com a lei.

O Sintab também divulgou nota de repúdio pelo assassinato dos militantes                     

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), vem a público manifestar solidariedade às famílias de José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, e Rodrigo Celestino, que foram covardemente e brutalmente assassinados na noite do sábado, 08 de dezembro de 2018.

As duas vítimas eram militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba e foram mortos no Acampamento Dom José Maria Pires, localizado no município de Alhandra. A violência contra pessoas que lutam por um pedaço de chão nesse latifúndio chamado Brasil já ultrapassou todos os limites, no solo fértil do crime no campo, tombaram Margarida Alves, Pedro Teixeira, entre tantos outros, a morte dos companheiros deve nutrir em todos um sentimento de luta, de justiça, de terra para quem precisa nela e dela construir o sustento de sua família.

A direção do Sintab apela às autoridades competentes que os assassinos sejam rapidamente identificados é punidos no rigor da lei. O quadro de violência poderá se agravar, se as apologias do chefe da nação, que tomará posse em 01 de janeiro, de seus mentores “ intelectuais “ e de alguns seguidores forem colocadas em prática como políticas de Estado. 

Neste sentido se faz necessário um amplo pacto da sociedade civil organizada para enfrentar e garantir direitos que estão publicamente ameaçados, para garantir a democracia, o acesso aos serviços públicos, acesso à terra, à liberdade, entre outros direitos individuais e sociais.

“Os tiranos são grandes porque estamos de joelhos”.

A Direção

Confira a nota da Procuradoria Geral da República (PGR)                            

A Procuradoria Geral da República (PGR), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba (PRDC/PB), órgãos do Ministério Público Federal, vêm a público manifestar solidariedade às famílias de José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, e Rodrigo Celestino, brutalmente assassinados na noite do sábado, 8 de dezembro de 2018. As duas vítimas eram militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba e foram mortos no Acampamento Dom José Maria Pires, localizado no município de Alhandra, na região sul do estado.

Orlando era irmão do coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens na Paraíba (MAB/PB), Osvaldo Bernardo, que também integra a coordenação nacional do MAB. Desde o início da década, o Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, atua em defesa dos direitos humanos das pessoas atingidas pela construção da barragem de Acauã, construída no final dos anos 90, no Agreste paraibano.

Orlando é o segundo irmão de Osvaldo Bernardo a ser morto por execução. O primeiro, Odilon Bernardo da Silva Filho, que também integrava a coordenação do MAB de Acauã, foi assassinado em 2009, aos 33 anos, numa emboscada, à noite, quando voltava para sua residência, depois de um encontro com amigos e militantes do MAB.

Após a morte de Odilon, Osvaldo entrou para o programa de proteção aos defensores dos direitos humanos. Agora, a dois dias da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), mais um irmão de Osvaldo é assassinado, fato que preocupa diante do contexto sombrio de violência contra os movimentos sociais e demonstra quão distante ainda estamos da efetivação dos direitos garantidos pela Declaração.

Diante desse quadro, a PGR, a PFDC e a PRDC/PB reiteram o compromisso com a proteção dos direitos humanos dos assentados e envidarão todos os esforços perante os órgãos de investigação para que a autoria do duplo assassinato seja esclarecida e os responsáveis punidos conforme a lei.

Raquel Dodge

Procuradora-Geral da República

Deborah Duprat

Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão

 José Godoy

Procurador Regional dos Direitos do Cidadão


Confira também o posicionamento da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba acerca do caso:    

A direção da CUT/PB vem a público manifestar com tristeza, indignação e repulsa, solidariedade ao povo do MST, particularmente às famílias, amigos e companheiros dos militantes José Bernardo da Silva (Orlando) e Rodrigo Celestino, do assentamento Dom José Maria Pires, município de Alhandra, assassinados na noite de 9/12.
Nosso repúdio vai, sobretudo, a toda forma de violência praticada contra a qualquer ser vivo, principalmente, àquela praticada contra quem vive doando sua vida em prol de justiça social.
Nossa indignação é maior quando a violência é praticada com sinais claros de intimidação ou tentativa de calar vozes e destruir movimentos ativos que se mobilizam para enfrentar um modelo de sociedade excludente e lutar por um modelo humanitário que busque o socialismo, tendo a liberdade como um dos maiores valores.
Por isso, reafirmamos nossa posição de não nos calar e continuar firmes cobrando dos poderes “competentes” providências urgentes no sentido de investigar, elucidar e punir com os rigores da Lei os culpados e fazer todo um esforço para coibir qualquer prática violenta, sobretudo com viés de perseguição e intimidação aos movimentos sociais como parece ser o caso.
A CUT vem também convocar os companheiros do movimento sindical a se fazerem presentes ao enterro de Orlando, que será realizado nesta segunda-feira, às 09:00 horas, em Mari. O corpo está sendo velado na Capela Nossa Senhora Aparecida, no assentamento Zumbi dos Palmares, durante toda a noite e amanhã, às oito horas, será celebrada missa de corpo presente, logo após haverá o sepultamento, na cidade de Mari.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”