Descaso

PMJP culpa greve dos caminhoneiros e atraso do laboratório na entrega de medicamento contra a trombofilia

Ao que tudo indica as grávidas ainda terão que esperar mais um mês sem o medicamento, como explica o texto da nota.

PMJP culpa greve dos caminhoneiros e atraso do laboratório na entrega de medicamento contra a trombofilia

Ainda segundo o esclarecimento, o desabastecimento do produto é nacional e atinge todos os estado, influenciando consequentemente a cidade de João Pessoa. — Foto:Reprodução

Após denúncia feita pelo Portal Click PB, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu uma nota informando que o desabastecimento do medicamento Clexane (Enoxaparina Sódica), direcionado as grávidas que sofrem com a doença da trombofilia, ocorreu devido a greve dos caminhoneiros e a ausência do medicamento no laboratório. 

Ao que tudo indica as grávidas terão ainda que esperar mais um mês sem o médicamento, como explica o texto da nota. ‘O laboratório informou que a regularização do fornecimento está previsto para o mês de agosto.’

Ainda segundo o esclarecimento, o desabastecimento do produto é nacional e atinge todos os estado, influenciando consequentemente a cidade de João Pessoa. 

Confira a nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o desabastecimento do medicamento Clexane (Enoxaparina Sódica) ocorreu devido ao aumento da demanda global, ocasionando, assim, restrições na quantidade importada e consequente oscilação na disponibilidade do produto no mercado, por parte da fabricante do medicamento.

O item faz parte do elenco da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica do município de João Pessoa (Gemaf), de forma complementar a Rename/Remume para atender as demandas de uso exclusivo da rede hospitalar e as gestantes de alto risco, regulada por meio de abertura de processo administrativo às usuárias cadastradas na SMS.

O desabastecimento produto no mercado é nacional, atingindo consequentemente João Pessoa; fato este, justificado pelo laboratório SANOFI produtor do Clexane®, marca atualmente adquirida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A empresa informou que, a regularização do fornecimento está previsto para o mês de agosto.

Ainda, a fim de minimizar os prejuízos, a SMS sugere às usuárias do medicamento que procurem seus médicos para orientações sobre o tratamento e possibilidade de uso de outros medicamentos, uma vez que existem alternativas terapêuticas para tratar casos de trombofilia e assim que a situação da matéria-prima do medicamento for normalizada e o reabastecimento do medicamento acontecer, a Secretaria voltará a dispensar o Clexane às suas usuárias.


COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Catingueira vai gastar mais de R$ 140 mil com farda para os servidores

2

Política

Cuité recebe feira de serviços, com vacinação, atendimentos de saúde e coleta de sangue

3

Política

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

4

Política

Secretário de Educação se diz tranquilo e segue trabalhando após convocação para ALPB: “não paro um dia sequer”

5

Política

Cícero Lucena diz estar tranquilo sobre operação na Prefeitura de João Pessoa: “eu quero que a Polícia apure”