Protesto

Prefeituras da Paraíba e de outros 16 estados realizam hoje mobilização contra queda no repasse do FPM

Como trouxe o ClickPB, apenas na Paraíba 200 gestores devem participar de ato referente ao tema na frente da Asssembleia Legislariva (ALPB), a partir das 9h.

Prefeituras da Paraíba e de outros 16 estados realizam hoje mobilização contra queda no repasse do FPM

Diversas prefeituras da Paraíba, como a de Caaporã, estão com faixas em apoio a mobilização. — Foto:Reprodução

Prefeitos de diversos municípios espalhados por 17 estados do país realizam nesta quarta-feira (30) uma mobilização contra a queda de repasses no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Como trouxe o ClickPB, apenas na Paraíba 200 gestores devem participar de ato referente ao tema na frente da Asssembleia Legislariva (ALPB), a partir das 9h.

Devido à mobilização, a maioria dos municípios que o gestores estão participando do ato deram ponto facultativo durante todo o dia. Nas últimas semanas, tornou-se frequente as reclamações dos prefeitos sobre o tema. Ontem (29), por exemplo, veio à tona um vídeo do prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, desabafando sobre o tema em um evento turístico.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, em video divulgado ontem (29) nas redes sociais, 61% das cidades paraibanas “vivem de repasse de FPM e ICMS e estão sentindo a queda de receitas”. “Principalmente com as transferências constitucionais que o governo não está tendo o respeito de fazer corretamente”, disse ao longo do conteúdo.

Este mês, segundo a Famup a queda nos repasses às prefeituras paraibanas deve ser de 8.7%, no entanto, com a inflação e aumentos salariais poderá chegar a 13%.

À reportagem, George detalhou que as expectativas para o encontro de hoje são boas e que “com certeza a voz dos prefeitos e prefeitas será ouvida”. “Todas as federações do Nordeste estão paralisando hoje”, revelou. No total, segundo Coelho, prefeituras em 17 estados do país participam da manifestação, que conta com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Justiça Eleitoral manda Ruy Carneiro retirar do ar postagem em rede social; saiba qual

2

Política

Jhony Bezerra diz que não há imposição de aliança, mas está dialogando para ter PT, PCdoB e PV no mesmo palanque

3

Política

Ruy Carneiro nega dificuldade para escolha de vice: “boato barato”

4

Política

Nilvan recebe adesão de Estefânia Maroja e de 20 pré-candidatos a vereador do grupo de Pedrito

5

Política

TSE divulga quanto cada candidato na Paraíba poderá gastar nas eleições 2024; confira valores por município