Povo lá de casa

Presidente do Avante aponta ‘traição’ de Inácio Falcão por negar apoio ao seu irmão e a sua filha em 2016

“Em Juazeirinho, por exemplo, meu irmão e minha filha foram os candidatos e não contou com o apoio de Inácio Falcão”, lembra Matias

Presidente do Avante aponta ‘traição’ de Inácio Falcão por negar apoio ao seu irmão e a sua filha em 2016

Deputado Genival Matias é presidente estadual do Avante — Foto:Aline Lins

O Avante criou uma comissão para apurar denúncias contra o deputado estadual Inácio Falcão por seus posicionamentos políticos nas eleições municipais do ano passado que podem lhe render a expulsão da legenda. Pesam contra o deputado, denúncias de que ele preteriu candidatos do Avante para apoiar adversários no processo eleitoral de 2016. Os candidatos que Inácio não teria dado apoio, segundo Genival Matias, foram à sua família.

Exemplificando, Genival Matias cita os municípios de Juazeirinho, Soledade e Sousa. Nesses municípios Inácio Falcão apoiou os adversários e não os candidatos do Avante. “Em Juazeirinho, por exemplo, meu irmão e minha filha foram os candidatos e não contou com o apoio de Inácio Falcão”, lembra Matias.

Ainda de acordo com Genival Matias, após ser notificado pela comissão, que é presidida pelo advogado Rafael Monteiro, o deputado tem 72 horas para apresentar defesa por escrito e arrolar testemunhas contestando as denúncias de que tenha infringido as normas partidárias. Por sua vez, a comissão também tem 72h para elaborar um relatório e enviar a comissão de ética do Avante.

Por sua vez, o Conselho de Ética do Avante tem três dias para acatar ou não o relatório da comissão. Se aceito, o parecer será submetido ao crivo do Diretório Estadual do partido que pode recomendar a expulsão de Inácio Falcão. Se o parecer não for aceito, a denúncia ‘morre’ na Comissão de Ética. “Inácio Falcão vai ter um amplo direito de defesa”, assegura o presidente do Avante.

Segundo Genival Matias, o processo contra Inácio Falcão começou em novembro do ano passado quando o caso foi levado ao conhecimento da executiva nacional. “Fiz isso para não prejudicar o deputado que, se expulso, poderá procurar nova legenda para se candidatar em 2018”, in formou.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Luciano Cartaxo apresenta melhora, mas segue internado em hospital, diz boletim médico

2

Política

PT nacional pode definir amanhã candidatura própria ou aliança com Cícero Lucena em João Pessoa

3

Política

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

4

Política

TCE-PB manda suspender todos os contratos milionários de shows do São João de Santa Rita

5

Política

Coronel Sobreira critica governo Lula após retorno do DPVAT: “desmanchando o que Bolsonaro fez”