Política

PSDB e PFL acusam Lula de fazer campanha antecipada

None

O PFL e o PSDB ajuizaram uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na representação, os dois partidos de oposição acusam o presidente de fazer campanha eleitoral antes do prazo legal.

Pela legislação, a campanha eleitoral só pode ser feita a partir de 6 de julho.

O PFL e PSDB pedem ao TSE que Lula seja punido com o pagamento do valor máximo da multa (50 mil Ufirs) estipulado pelo artigo 36 da Lei Eleitoral.

Na representação, os dois partidos alegam que o presidente vem se utilizando do cargo que ocupa e de recursos públicos para na sua campanha antecipada à reeleição.

Entre as denúncias relacionadas na representação está a visita que o presidente fez ao Sergipe, quando tirou uma fotografia segurando uma camisa do time do Itabaiana com o número 13: número do PT.

O TSE informou que o relator da representação será o ministro Caputo Bastos.

Na semana passada, o TSE negou a liminar requerida pelo PSDB e PFL para suspender propaganda da Caixa Econômica Federal. No entender dos dois partidos, a propaganda apresentava características de propaganda eleitoral ao enaltecer as qualidades do presidente Lula com a finalidade de obter o apoio do eleitor.


Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Nilvan formaliza denúncia contra Jackson Alvino após vídeo fake com inteligência artificial e processo já tramita na Justiça

2

Política

“Não gostamos de negacionistas” da ciência econômica, diz Paulo Guedes em evento nos EUA

3

Política

Fábio Ramalho avalia que Romero não disputará 2024 aposta nele para Senado em 2026: “O PSDB está com ele”

4

Política

João Azevêdo aciona Assembleia no STF contra mudança no pagamento de emendas e pede suspensão do calendário

5

Política

Fábio Ramalho diz que PSDB paraibano vai investigar se membros do partido participaram de ação contra Adriano Galdino no STF