Resolução

PT garante coligação com PSB em 2018 e apresenta Luiz Couto como pré-candidato ao Senado

Em relação à intenção do partido de lançar Luiz Couto ao Senado, Jackson considera que a candidatura é importante para a representatividade do partido no Congresso

PT garante coligação com PSB em 2018 e apresenta Luiz Couto como pré-candidato ao Senado

O partido também firmou a intenção de permanecer compondo aliança com o PSB, declarando o apoio à candidatura do pré-candidato a governador, João Azevêdo — Foto:Reprodução

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba se reuniu na noite desta quarta-feira (20) e emitiu uma resolução estabelecendo as diretrizes políticas que serão adotadas em 2018 e ratificou a pré-candidatura do deputado federal Luiz Couto ao Senado. O partido também firmou a intenção de permanecer compondo aliança com o PSB, declarando o apoio à candidatura do pré-candidato a governador, João Azevêdo.

O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo ressaltou que “o PT faz parte de um bloco progressista na Paraíba e vai permanecer nele. Logicamente se não houver mudança de conjuntura em 2018, o PT compõe uma chapa progressista com o PSB e outros partidos”.

Em relação à intenção do partido de lançar Luiz Couto ao Senado, Jackson considera que a candidatura é importante para a representatividade do partido no Congresso. “O PT quer apresentar essa alternativa ao campo progressista paraibano porque definitivamente precisamos eleger um senador de esquerda na Paraíba. E logicamente trabalhar com a chapa proporcional, eleger Lula, um senador do PT, aumentar nossa bancada na Assembleia Legislativa e manter nossa representação no Congresso Nacional”, afirmou Jackson.

A resolução aprovada na reunião da Executiva é pautada em análises da conjuntura nacional e estadual, situando o partido nesse contexto. O documento aponta que a conjuntura brasileira está passando por um momento de mudanças profundas, refletidas na perda de apoio dos golpistas e a retomada das forças do campo progressista no cenário político. Esse momento, conforme o texto, se dá em face da grave situação econômica do país, precarizando os direitos dos trabalhadores; as denúncias de corrupção envolvendo o presidente ilegítimo Michel Temer e outros líderes da direita conservadora, bem como a agenda de reformas ultraliberais. 

Na reunião também foi pontuada como prioritária a solidariedade ao presidente Lula, que será julgado por acusações das quais não há provas, no dia 24 de janeiro no TRF-4, em Porto Alegre. A partir de janeiro, todos os diretórios estaduais do PT no país farão as inaugurações dos comitês em defesa da democracia e da candidatura do presidente Lula. Na Paraíba, o lançamento do comitê estadual será no dia 13 de janeiro, em João Pessoa. No dia 24 do próximo mês, caravanas de todo o país também estarão em Porto Alegre para prestar solidariedade a Lula. “A Paraíba vai participar desse evento e também organizar atividades na capital e em outros municípios do Estado. Já começamos a pensar sobre isso e definimos uma comissão de organização desse evento”, comunicou Jackson Macedo.

O texto da resolução aprovada lembra que o povo brasileiro já demostrou que está ao lado do Presidente Lula e que impedir sua candidatura é a prova cabal do julgamento político que o partido vem sofrendo do Judiciário. “Lula deve ser candidato porque nele está depositada a esperança de milhões de brasileiros e brasileiras por um novo tempo em nosso país”, diz o texto. “Lula é o plano A, B e C do PT para 2018. É o nome dele que simboliza um projeto de desenvolvimento nacional e de inclusão dos mais pobres. Qualquer discussão em torno das eleições de 2018 nos Estados passa pela questão nacional e por como se posicionam as forças políticas locais [em relação ao governo] Temer e sua agenda. É hora de se ter posições claras”, observa outro trecho.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”