Resolução

PT da Paraíba indica professor da UFCG filiado ao partido para superintendência do Ibama no estado

O ClickPB apurou que a resolução com a indicação conta com assinaturas do presidente estadual da sigla, Jackson Macêdo, e do secretário do partido na área do meio ambiente e desenvolvimento, Marcos Antônio Vidal.

PT da Paraíba indica professor da UFCG filiado ao partido para superintendência do Ibama no estado

Para o partido, como apurou a reportagem, o nome do professor da UFCG 'surge' como uma opção para assumir a superintendência do órgão. — Foto:Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba indicou no primeiro semestre deste ano o professor titular da Universidade Federal de Campina Grande Márcio de Matos Caniello para a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado. O ClickPB apurou que a resolução com a indicação foi elaborada no fim de abril e conta com assinaturas do presidente estadual da sigla, Jackson Macêdo, e do secretário do partido na área do meio ambiente e desenvolvimento, Marcos Antônio Vidal. 

Ao longo do conteúdo, entre os pontos destacados estão a importancia do órgão para a sociedade com a preservação do meio ambiente. Também são realizadas críticas quanto a atuação do órgãos nos últimos anos, atingindo inclusive o período administrativo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo a resolução, “há mais de uma década o IBAMA na Paraíba vem se furtando no cumprimento de suas obrigações”. 

Para o partido, como apurou a reportagem, o nome do professor da UFCG ‘surge’ como uma opção para assumir a superintendência do órgão, principalmente “frente a um cenário global de crise climática e aos compromissos internacionalmentepelo governo do Presidente Lula relacionados à mitigação dos problemas ambientais”. 

Márcio de Matos, além de ter destacada a trajetória acadêmica, com formações em antropologia, mestrado na mesma área e doutorado em sociologia, é citado como “militante partidário de grande proatividade”. 

“Foi Presidente Municipal do PT de Campina Grande, Secretário Estadual de Assuntos Institucionais (SEAI/PB), atualmente é Secretário Geral do PT/PB e membro do Coletivo da Secretaria de Meio Ambiente eDesenvolvimento (SMAD/PT/PB), que ajudou a fundar”, diz trecho do conteúdo. 

Matos também foi candidato a deputado estadual em 2018 e a deputado federal em 2022.

Outras indicações para o Ibama

No mês passado, o ClickPB trouxe que estava em andamento no Ibama um processo interno, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para que o ex-deputado petista Anísio Maia (PSB) atuasse em um cargo no órgão, na superintendência. Maia negou a informação e disse, à época, que não teria “nem pé nem cabeça”

Porém, de acordo com informações obtidas pelo ClickPB, a indicação ocorreu e gerouinsatisfação entre os funcionários do órgão que prometeram protestar, caso a indicação se confirmasse.

O cargo de superintendente do Ibama, na Paraíba, consta, atualmente, como vago, sendo ocupado temporariamente por Gisele de Sousa Lima Pantaleão. Veja íntegra da resolução com a indicação de Márcio de Matos:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ruy confirma licença da Câmara Federal para se dedicar a pré-campanha em João Pessoa

2

Política

George Morais critica estrutura de escolas e pede equipe técnica para melhorar educação da Paraíba

3

Política

Cruz do Espírito Santo, Baía da Traição e Matinhas: lista traz prefeituras com mais servidores temporários do que efetivos; veja relação completa

4

Política

Secretário diz que salários de servidores de Campina Grande será pago ainda hoje após assinatura de acórdão

5

Política

Novas pesquisas de intenções de voto para Prefeitura de João Pessoa são registradas no TRE; saiba quando devem ser divulgadas