Crise

PT perde mais de mil diretórios municipais e encolhe 27% no último processo eleitoral

Nos locais em que não foi possível compor o diretório municipal, os diretórios serão substituídos por comissões provisórias

PT perde mais de mil diretórios municipais e encolhe 27% no último processo eleitoral

O ex-presidente Lula votou no Processo de Eleições Diretas do PT no dia 9 de abril — Foto:Divulgação

De acordo com os números do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no último dia 9, das 4,1 mil cidades onde o partido está organizado, cerca de 1.120, 27% do total, não conseguiram organizar nem sequer uma chapa de 20 filiados para compor o diretório municipal.

Nos locais em que não foi possível compor o diretório municipal, os diretórios serão substituídos por comissões provisórias.

Ao todo, 290.124 filiados compareceram ao processo eleitoral do partido em 3 mil municípios de todo o país. O número de votantes, no entanto, foi de 31%, inferior ao do PED anterior, em 2013, que teve 425 mil participantes.

Alguns dirigentes do partido apontam que o desaparecimento em algumas das cidades diz respeito à dificuldade para o preenchimento de cotas obrigatórias destinadas a negros, índios, mulheres e jovens. Enquanto outros admitem que o encolhimento do partido é reflexo da crise instaurada no PT desde o início da Operação Lava Jato, em 2014.

A debandada de prefeitos e vereadores para outros partidos também influencia a situação crítica em grande parte das cidades onde os diretórios foram extintos.

De acordo com o PT, 909 cidades nem sequer se credenciaram para eleger um diretório municipal e outras 210 não conseguiram realizar a eleição. Em 89, o partido não cumpriu o quórum mínimo de eleitores.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Política

Juiz Roberto D’Horn será empossado titular do TRE-PB na segunda-feira

3

Política

Prefeito de Umbuzeiro justifica gasto de R$ 250 mil com material de limpeza citando prefeituras de Pernambuco

4

Política

Tribunal de Contas dá prazo de 120 dias para Nabor Wanderley rescindir contratos com MEIs na Prefeitura de Patos

5

Política

Marcos Henriques rechaça aliança com Cícero e defende candidatura do PT apoiando Cida Ramos: “PT tem autonomia para caminhar”