
O Trevo das Mangabeiras é a maior obra de mobilidade urbana construída pela atual administração. — Foto:Walla Santos
A população de João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado foram contempladas com obras de viadutos, passarelas para pedestres, travessias urbanas, pontes e binários, totalizando 20 obras concluídas, 11 em andamento e 10 a iniciar. Todas realizadas pelo atual governador do estado, Ricardo Coutinho.
O Trevo das Mangabeiras é a maior obra de mobilidade urbana construída pela atual administração. Outras importantes obras foram a duplicação do trecho final da Avenida Cruz das Armas e a pavimentação do acesso à Estação Ciência, no Altiplano Cabo Branco.
Em João Pessoa, foram construídos também o Binário da Avenida Liberdade, em Bayeux, a implantação do Contorno de Jacumã e a construção das passarelas sobre a BR-230, no Renascer e no Boa Esperança.
Já em Campina Grande foram realizadas a requalificação da Avenida Almeida Barreto a pavimentação ligando Campina ao bairro de Jenipapo.

A superintendencia do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) destaca que as obras facilitaram o tráfego de veículos, especialmente nas cidades cortadas por rodovias federais e estaduais, como o Contorno de Juru, Binário de Juazeirinho (pronto para ser inaugurado), Contorno de Guarabira, ponte sobre o Rio da Cruz, em Patos, pavimentação da Avenida José Donato Braga, em Cajazeiras, construção de passarela para pedestres nas laterais da ponte sobre o Rio Paraíba, em Itabaiana.
Outras obras de mobilidade também concluídas e inauguradas pelo governo foram a requalificação da rodovia PB-057 no perímetro urbano de Mamanguape, a implantação do Contorno de Catolé do Rocha, Binário de Solânea e Juazeirinho, além da pavimentação da Avenida Jair Cunha Cavalcante em Jacaré (Cabedelo).
EM ANDAMENTO – Estão em andamento mais 11 obras de mobilidade urbana – implantação do Binário de Sapé, em pista dupla, duplicação do acesso ao Aeroporto Castro Pinto e pavimentação da avenida lateral do RecMec, inclusive iluminação, pavimentação em paralelepípedo da Via Litorânea da Costa do Conde, Perimetral Sul: BR-101/Valentina/PB-008 e iluminação ornamental, recuperação da Via Litorânea de Intermares, em Cabedelo, requalificação e pavimentação de Via de Acesso à cidade de Sousa, passarela para pedestres sobre a BR-230 na frente do Iesp, construção de passarelas para pedestres em laterais da ponte do Figueiredo, em Patos, recapeamento da ligação Costinha/Lucena, inclusive a Rua Davi Falcão, travessia de São José de Piranhas e acesso à Escola Técnica de Itaporanga.
OBRAS A INICIAR – Outras obras de mobilidade previstas para serem iniciadas são a ligação do Valentina/Mangabeira, ligação da Cidade Universitária/Altiplano, ligação do Geisel/Colinas do Sul, travessia de Esperança, implantação do Binário de Lagoa Seca, acesso ao Campus da UFCG, em Cuité, travessia de Taperoá, travessia de Pitimbu e recuperação da ligação Pitimbu/Acaú, travessia de Catolé do Rocha e acesso à UEPB nesta cidade] e ponte interligando ruas em Mogeiro.