Cogitado

Roberto Jefferson vai deixar a presidência do PTB, diz colunista

O ex-deputado foi afastado por seis meses da presidência do PTB na semana passada por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Roberto Jefferson vai deixar a presidência do PTB, diz colunista

Roberto Jefferson vai abandonar presidência do PTB. Próximo dia 30 tem convenção para nova direção. — Foto:Reprodução

Parece que o ex-deputado Roberto Jefferson está com os dias contados na presidência do PTB . É o que revelou o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado. Segundo ele, o ex-parlamentar já avisou aos seus aliados. Com isso, seguirá na presidência a sua sucessora Graciela Nienov, que está como presidente em exercício da sigla. No próximo dia 30, o partido definirá novo comando em uma convenção.

Roberto Jefferson segue preso no presídio Bangu 8, no Rio de Janeiro. Na semana passada, ele foi afastado por seis meses da presidência do legenda por ordem do ministro Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedidos de correligionários de Jefferson. Segundo o colunista, o ex-deputado ficará fora da cúpula até o início da campanha eleitoral de 2022. 

Ainda de acordo com Guilherme Amado, em outubro, Jefferson já havia confidenciado a interlocutores na cadeia que temia ser afastado. Por isso, pediu licença do cargo por tempo indeterminado para tentar fugir da sanção. Não funcionou.

No entanto, agora, Roberto Jefferson tomou uma decisão definitiva, segundo disse a aliados nos últimos dias. Sairá de vez do comando do partido. Os próximos nomes à frente do PTB serão definidos no dia 30, em uma convenção virtual. A atual presidente, Graciela Nienov, lidera a única chapa inscrita até o momento. Graciela tem buscado repactuar a legenda e pacificar brigas internas. Ao contrário de Jefferson, tem adotado um perfil conciliador.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Paraibano Cabo Gilberto e outros deputados ainda aguardam ‘sim’ de Moraes para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

2

Política

Trump diz que Brasil é ‘péssimo parceiro comercial’ e chama processo contra Bolsonaro de ‘execução política’

3

Política

Guguinha Moov Jampa comemora mais cinco assinaturas para emplacar CPI dos Postos de Combustíveis: “vamos até o fim”

4

Política

Dinho Dowsley critica tumulto de vereadores dentro do plenário da Câmara: “procurem outro lugar”

5

Política

Raoni Mendes cobra responsabilidade dos vereadores na CPI dos Postos de Combustível e irrita Guguinha Moov Jampa