Disputas

Somente 15 candidatos às Eleições 2020 na Paraíba já passaram dos 80 anos de idade; saiba quem são

Essas pessoas concorrem a uma vaga de prefeito, vice-prefeito e de vereador na Paraíba.

Somente 15 candidatos às Eleições 2020 na Paraíba já passaram dos 80 anos de idade; saiba quem são

Gilberto Bezerra, Ducarmo e Nevinha Caluete concorrem aos cargos de prefeito e vices-prefeitos, respectivamente, na Paraíba. — Foto:Edição ClickPB

A idade não tem impedido que pessoas de concorrerem a uma vaga nas prefeituras ou nas câmaras municipais paraibanas. Neste ano, já há 15 registros de candidaturas no Estado de pessoas correndo a uma vaga de prefeito, vice-prefeito e de vereador com idades superiores a 80 anos. Essas informações foram repassadas pelos próprios candidatos no momento do cadastro no portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e constam nesta terça-feira (29). 

No perfil das pessoas com mais de 80 anos, somente uma pessoa concorre ao cargo de prefeito. Nesse caso, trata-se de Gilberto Bezerra de Souza (GiIberto Bezerra). Ele disputa pelo partido Cidadania, em Aroreiras, que fica no Agreste paraibano. Com 80 anos cravados, o político tem ensino médio completo e já concorreu às eleições de 2016, mas não venceu. 

Outra concorrente ao cargo de vice-prefeita é Maria do Carmo Silva, ‘Ducarmo’ como estará nas urnas. Ela tem 83 anos e disputa pelo PSDB no município de Nova Olinda, que fica no Sertão. Tem ensino superior completo e trabalha no Ministério Público como informado. Já foi eleita como prefeita nesta cidade em 2012. 

Também como vice-prefeito concorre Maria das Neves Aires Caluete (Nevinha Caluete) pelo PSD no município de Parari, na microrregião da Borborema. Ela tem 87 anos e não há registro de candidaturas anteriores no TSE. Tem ensino fundamental incompleto, viúva e aposentada. 

Os demais candidatos com mais de 80 anos de idade concorrem a vaga de vereador. Com idades entre 80 e 85 anos de idades estão os nomes de Antonio Mangueira de Figueiredo concorre pelo PSDB em Conceição (Seu Toinha da Ladeira), Braz Fernandes de Oliveira (Braz Fernandes) pelo PDT no Congo, José Henrique Sobrinho pelo MDB em Gado Bravo, Otávio Júlio de Brito de Lira (Otávio Brito) pelo Cidadania, Maria Salete Galvão Matos (Maria Salete) pelo pelo PROS em Guarabira, Benedita Siqueira de Oliveira (Benedita Siqueira) pelo DEM em João Pessoa, Luiz Berto da Silva pelo PSDB em Monteiro, Maria Anísia Gomes de Araújo Filgueiras pelo PSDB de Quibaxá, José Cândido Teixeira pelo PP de Santa Helena e Josefa Sampaio Alves (Josa Sampaio) pelo REPUBLICANOS de São José do Bonfim. 

Com 86 anos está Orlandino Pereira de Farias (Orlandino Farias) que concorre pelo PROS em Boa Vista. O mais velho é Edimilson Pereira de Lima (Edimilson) que disputa pelo PSDB em Quixabá. Em um dos casos, por erro de digitação, Wanessa Lins, que concorre pelo PSOL em Alhandra, ficou registrada como se tivesse 101 anos de idade. No entanto, pela imagem, trata-se de uma pessoa jovem. 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

3

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

4

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Política

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro