Saúde

TCE alerta prefeito de Lucena para que faça concurso público

O TCE quer a substituição dos contratados temporários e preenchimento das vagas existentes nas equipes de Saúde da Família.

TCE alerta prefeito de Lucena para que faça concurso público

Marcelo Sales de Mendonça recebeu o alerta do TCE — Foto:Walla Santos

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu alerta ao prefeito de
Lucena, Marcelo Sales de Mendonça, para que corrija diversas irregularidades na Prefeitura Municipal. Entre elas, o tribunal cobrou a apresentação de um cronograma para realização de concursos públicos para os cargos que integram as equipes de Saúde da Família (ESF). O TCE quer a substituição dos contratados temporários e preenchimento das vagas existentes nas equipes.

O alerta foi emitido pelo conselheiro Fernando Catão e foi publicado na edição desta segunda-feira (19) do diário do TCE.

O TCE também alerta para a criação de uma equipe de retaguarda para evitar que durante as férias, licenças e outros afastamentos a população tenha a assistência reduzida ou precarizada. 

Outro problema apontado é a ausência de estudos com vistas a minimizar os prazos  para marcação e realização de exames especializados, bem como, marcação e realização de consultas médicas com especialistas. 

No alerta, o conselheiro também quer a implementação de 100% das unidades básicas de saúde da família, isoladas ou integradas, sistema eletrônico que permita o agendamento eletrônico de consultas e exames; bem como, para entrega de laudos
e resultados de exames; adesão ao Sistema Hórus disponibilizado pelo Ministério da Saúde com a finalidade de integrar e qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a ampliação do acesso aos medicamentos; elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento
das Tecnologias, inclusive quanto ao Plano de Manutenção Preventiva de Equipamentos médicos, odontológicos e de climatização, para cumprimento de Resolução da Anvisa. 

O prefeito também terá que universalizar a coleta de exames laboratoriais em todos os locais onde operam ESF, além de encaminhar a esta Casa cópias dos Alvarás emitidos pela Vigilância Sanitária atualizados de todas unidades de saúde do município de Lucena.

CONFIRA O ALERTA

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural