Irregularidades

TCE-PB constata alto número de servidores temporários na Prefeitura de JP e emite alerta

Dentre as falhas que precisam ser corrigidos estão o número elevado de servidores temporários e o descumprimento das normas constitucionais na aplicação dos limites mínimos em educação

TCE-PB constata alto número de servidores temporários na Prefeitura de JP e emite alerta

O alerta foi direcionado ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, pelo conselheiro Antônio Nominando Diniz — Foto:Walla Santos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, determinando a correção de diversas irregularidades na gestão. Dentre as falhas que precisam ser corrigidos estão o número elevado de servidores temporários e o descumprimento das normas constitucionais na aplicação dos limites mínimos em educação.

CONFIRA O ALERTA

O alerta foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico do TCE-PB desta quarta-feira (21) pelo conselheiro Antônio Nominando Diniz, que acompanha a gestão. A intenção do conselheiro é prevenir fatos que comprometam resultados na gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Prefeitura de João Pessoa.

Dentre as irregularidades constatadas pelo TCE está o alto número de servidores temporários, sendo 10.740 em abril de 2017, o que corresponde a pouco mais de 120% da soma do quantitativo de servidores efetivos, que é de 8.028, e de comissionados, que é 888.

Também foi detectado pelo TCE a déficit na execução orçamentária sem quaisquer registros das providências legalmente previstas. De acordo com o TCE-PB, existe também a impropriedade do registro de receitas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo valor líquido, o que descumpre o princípio do Orçamento Bruto.

Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi registrada a ausência de registro dos valores decorrentes de operações financeiras. Ainda em relação à educação, foi constatado o descumprimento das normas Constitucionais no que tange aos limites mínimos de aplicação em educação, manutenção e Desenvolvimento do Ensino.

Também na lista de recomendações do TCE para correção ou prevenção está o baixo recolhimento de obrigações patronais em favor do RGPS e do RPPS.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

TCE-PB detecta irregularidades em licitação da prefeitura de Araruna para compra de mais de R$ 1,6 milhão em combustível

2

Política

Prefeitura de Parari vai torrar quase R$ 650 mil na compra e montagem de pneus

3

Política

Familiares, amigos e autoridades se despedem do ex-deputado Agassis Almeida em velório na Assembleia

4

Política

Lula cobra Haddad e diz que ministro tem que dialogar com Congresso ‘em vez de ler livro’

5

Política

Servidores do Estado recebem salários a partir do dia 29; confira calendário completo