Conflito

TSE rejeita recurso do PT Nacional e mantém candidatura de Anísio Maia à Prefeitura de João Pessoa

O conflito interno no PT continua, mas o diretório nacional do partido não conseguiu derrubar a candidatura de Anísio Maia.

TSE rejeita recurso do PT Nacional e mantém candidatura de Anísio Maia à Prefeitura de João Pessoa

Anísio Maia ainda é o candidato do PT para a Prefeitura de João Pessoa — Foto:Reprodução

Mesmo com a intervenção no diretório municipal do partido, o PT ainda não conseguiu o o objetivo de derrubar a candidatura de Anísio Maia à prefeitura de João Pessoa para apoiar Ricardo Coutinho (PSB). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou dois recursos do partido e manteve Anísio Maia como candidato do PT em João Pessoa.

Um dos recursos foi rejeitado porque o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, declinou da  competência de analisar o agravo interno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). No outro, o ministro negou o pedido de tutela de urgência formulado pelo Diretório Nacional do PT.

O conflito interno no PT começou quando o Diretório Nacional do Partido anunciou apoio a Ricardo Coutinho como candidato a prefeito de João Pessoa, apenas um dia depois de o Diretório Municipal homologar a candidatura própria de Anísio Maia. Um nome do PT chegou a ser apresentado como vice de Ricardo Coutinho, mas foi retirado pouco depois visto que o partido não poderia estar em duas chapas.

O Diretório Nacional do partido passou a pressionar pela retirada da candidatura de Anísio, que foi chamada pela presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann de ”candidatura laranja”. Para ela, o único objetivo dessa candidatura seria atrapalhar Ricardo Coutinho. Gleisi lamentou ainda que Anísio Maia ”se prestasse a esse papel”.

Anísio Maia, por outro lado, sustenta que sua candidatura é legítima e que seu nome foi escolhido de forma democrática dentro do Diretório Municipal do PT. O mesmo é dito pela presidente municipal do partido, Giucélia Figueiredo.

Com a desobediência dos líderes municipais, o PT fez uma intervenção no município e destituiu Giucélia Figueiredo do cargo. Agora, o partido tenta cancelar a candidatura de Anísio Maia, mas ainda não obteve sucesso.

ACOMPANHE O CASO:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Campina Grande antecipa folha de pagamento do junho aos servidores ativos e inativos

2

Política

Parte superior de primeiro viaduto da duplicação da BR-230 em Campina Grande é liberado nesta sexta-feira

3

Política

Hugo Motta diz que Adriano Galdino tem “temperamento próprio e não tem o que acalmar”

4

Política

Hugo Motta cogita vagas de senador e vice para Republicanos e diz que Lucas tem direito de disputar governo

5

Política

Lucas destaca investimentos de mais de R$ 12 milhões do Governo da Paraíba no Maior São João do Mundo