Jeremias

Vereador de Alhandra perde mandato e direitos políticos após condenação por chamar prefeito de ladrão

A 1ª suplente de vereador Regiane dos Santos foi convocada pela Câmara Municipal para tomar posse no lugar do parlamentar.

Vereador de Alhandra perde mandato e direitos políticos após condenação por chamar prefeito de ladrão

Vereador Jeremias Santos, que teve seu mandato extinto. — Foto:Reprodução

O vereador de Alhandra Jeremias do Nascimento dos Santos (Progressistas) teve seu mandato extinto devido a uma condenação criminal transitada em julgado, confome antecipou o ClickPB. O ato foi publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da Câmara Municipal. Como consequência da medida, foi declarada vacância de cargo no Parlamento e a 1ª suplente de vereador Regiane dos Santos foi convocada para tomar posse.

O vereador havia sido acionado judicialmente pelo prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues da Costa, sob acusação de calúnia e injúria. Na queixa-crime oferecida contra Jeremias, Marcelo relata que no ano de 2015 foi alvo de agressão verbal e teve sua honra, imagem e reputação agredidas por Jeremias durante exibição de programa de rádio. Jeremias teria chamado o prefeito de ladrão, ridículo, imbecil e palhaço.

Ao fim do processo, o vereador Jeremias foi condenado a uma pena de dois anos e três meses de detenção e 80 dias-multa em regime inicial aberto. Posteriormente a pena foi substituída por duas restritivas de direito na modalidade prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, no valor de um salário-mínimo.

O parlamentar ainda tentou suspender o processo de extinção de seu mandato, mas a liminar foi negada pela juíza Daniere Ferreira de Souza.

Confira o ato da Câmara Municipal de Alhandra:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veja quais vereadores de Patos votaram para aumentar o próprio salário, do prefeito, vice e secretários

2

Política

Flávio Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

3

Política

Dino pede destaque e decisão sobre bloqueio do WhatsApp segue para plenário físico

4

Política

Cientistas fazem abaixo-assinado e exigem que Governo Lula compre vacina atualizada contra covid-19

5

Política

VERGONHA NACIONAL: salário do prefeito de Patos aumenta 70%; de R$ 17 mil para R$ 28 mil