Política

Vídeo envolve filha de Joaquim Roriz no esquema do mensalão do DEM

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (4) pelo site do jornal O Estado de S.Paulo inclui a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador do D

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (4) pelo site do jornal O Estado de S.Paulo inclui a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, entre os envolvidos no suposto esquema de corrupção no governo do DF. O chamado mensalão do DEM motivou a queda do então governador José Roberto Arruda (ex-DEM, atualmente sem partido).

Na imagem, Jaqueline aparece junto do marido, Manoel Neto, recebendo um maço de dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, o delator do esquema. De acordo com o site do jornal, o vídeo foi gravado na campanha eleitoral de 2006, na sala de Barbosa, quando Jaqueline disputava uma vaga na Câmara Distrital pelo PSDB.

No ano passado, Jaqueline foi eleita deputada federal pelo PMN. Procurada pelo R7 em seu gabinete para se posicionar sobre o caso, assessores da deputada não retornaram o contato até a publicação da notícia.

O Ministério Público Federal admite que recebeu uma nova remessa de documentos referentes às investigações recentemente, mas não confirma se o vídeo faz parte desta nova remessa.

As investigações se tornaram públicas no fim de 2009, após a Polícia Federal deflagrar a operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina comandado por Arruda, e que envolve políticos aliados – entre eles deputados distritais. O governador sempre negou envolvimento.

O esquema seria uma espécie de “pedágio” cobrado por Arruda para que empresas consigam contratos com o governo. O dinheiro arrecadado, segundo o inquérito da PF, era dividido entre Arruda, o vice-governador, Paulo Octávio, além de secretários e assessores da administração do DF.

O escândalo ficou conhecido como mensalão do DEM, em alusão ao mensalão do governo federal, denunciado em 2005 pelo ex-deputado Roberto Jefferson, que consistiria no pagamento mensal por parte do governo a parlamentares em troca de facilidades políticas.

R7

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Haddad nega retaliação ao tarifaço de Trump e diz que Brasil não avalia taxar dividendos

2

Política

Lula diz que revogação de vistos de ministros pelo Governo dos EUA é “inaceitável” e classifica como “medida arbitrária”

3

Política

Michelle Bolsonaro cumpre agenda na Paraíba na próxima sexta-feira

4

Política

Medidas cautelares contra Bolsonaro não devem afetar negociação com EUA, diz Alckmin

5

Política

Alcolumbre e Hugo ignoram apelo da oposição e mantêm recesso do Congresso